Internacional Titulo
China inicia retirada de 330 mil pessoas antes de desviar rio
Da AFP
13/08/2010 | 08:26
Compartilhar notícia


A retirada de 330 mil pessoas antes do desvio de parte das águas do rio Yangtze, o maior da China, para a construção da represa Três Gargantas (1,3 milhão de pessoas deslocadas no total), teve início esta semana, informou a agência Xinhua.

Os primeiros 500 habitantes da província de Hubei (centro), de um total de 180 mil que serão obrigados a deixar suas residências, começaram a abandonar suas casas para morar em regiões do norte, entre as quais Pequim.

Outras 150 mil pessoas da província vizinha de Henan também serão obrigadas a deixar suas casas. "Quando todos se reuniram para jantar juntos pela última vez deu muita tristeza", declarou Wang, morador do distrito de Niuhelin.

A área onde Wang mora estará em 2014 sob água, a 170 metros de profundidade. As pessoas deixaram o local em ônibus e os pertences eram transportados em caminhões. Os idosos, doentes e mulheres grávidas viajavam em ambulâncias.

Para desviar as águas do Yangtze foram construídos mais de 3 mil quilômetros de canais. Os críticos do projeto afirmam que o país vai desperdiçar importantes recursos hídricos e abalar ecossistemas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;