Diarinho Titulo Matemática
Criada por muitos
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
17/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Matemática desenvolveu-se ao longo de milhares de anos, com a colaboração de muitos povos. Conforme a evolução da humanidade, a necessidade de encontrar modos de relacionar a quantidade das coisas aumentou. Assim, criou-se uma linguagem para contar. Acredita-se que os egípcios foram os primeiros a desenvolver o conhecimento matemático há cerca de 5.000 anos. Os símbolos que representam numerais aparecem em monumentos e túmulos, mas ainda pouco se sabe sobre como eles faziam cálculos. Árabes e indianos também contribuíram muito com o desenvolvimento da Ciência.

Saiba mais

O estudioso árabe Al-Khwarizmi foi quem, entre os séculos 8 e 9, desenvolveu e espalhou pela Europa o sistema numérico utilizado até hoje, chamado indo-arábico.

O ábaco é um dos primeiros instrumentos de calcular. O modelo mais conhecido tem vários arames presos lado a lado em moldura de madeira. Cada um é cheio de bolinhas que representam os números.

Há tribos, como a brasileira pirahãs, que não contam como nós. Os índios usam palavra para designar o número um, outra para o dois e uma terceira - que significa muitos - para os demais.

Alguns jogos podem ajudar a desenvolver as habilidades em Matemática, pois exercitam o raciocínio, a interpretação e a criação de estratégias para resolver problemas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;