Nacional Titulo
Badan Palhares é internado com sintomas de estresse
Do Diário do Grande ABC
01/04/1999 | 16:13
Compartilhar notícia


O legista Fortunato Badan Palhares, responsável pelo laudo oficial da morte de Paulo César Farias, foi internado na quarta na Casa de Saúde de Campinas com um quadro agudo de estresse. Ele passou a noite na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nesta quinta pela manha foi submetido a um cateterismo. Segundo o cardiologista Sebastiao Roberto Caberlin, que atendeu o perito, os exames nao revelaram nenhuma anormalidade. O médico informou que Palhares só deverá deixar a UTI na sexta (02).

O perito será transferido para um quarto do hospital, mas ainda nao poderá receber visitas. Nesta quinta, o legista permaneceu sedado e com a pressao arterial controlada por medicamentos. Segundo o médico, o quadro do paciente era estável. Palhares deverá ser convocado pela Justiça de Alagoas para esclarecer dúvidas no laudo sobre a morte de PC Farias, o tesoureiro de campanha do ex-presidente Fernando Collor de Melo, e sua namorada, Suzana Marcolino, em 1996.

O legista e outros dez peritos assinaram o documento de 600 páginas, atestando que Suzana matou PC com um tiro no peito e depois cometeu suicídio usando a mesma arma.

O pedido para que Palhares preste esclarecimentos partiu do promotor de Maceió, Luís Vasconcelos, depois que um segundo laudo, elaborado pelo perito da Universidade de Sao Paulo (USP), Daniel Munhoz, apontou divergências em relaçao a versao oficial. A principal dúvida é quanto a altura de Suzana. Palhares diz que ela media 1, 67 metro, mas Munhoz afirma que a altura correta é 1,57 metro.

Uma das provas de que Suzana media 1,67 m, segundo Palhares, está numa fotografia da necropsia que sua equipe fez na namorada de PC. Na foto, o cadáver aparece, dos pés a cabeça, sobre uma mesa milimetrada.

Para calcular a altura de Suzana, Munhoz se baseou nos ossos tíbia (canela) e fêmur (coxa). O perito da USP adotou o método antropométrico, que permite a projeçao das medidas com base em tabelas internacionais. Para Palhares, porém, esse tipo de cálculo está sujeito a alteraçoes. O legista apresentou um trabalho da faculdade de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro que, segundo ele, demonstra as variaçoes.

O advogado do legista, Pedro Pessotto, disse nesta quinta que, se for convocado pela Justiça de Alagoas, Palhares prestará os esclarecimentos necessários. "O ideal seria que a Justiça também chamasse os outros dez peritos que ajudaram a elaborar o laudo", disse o advogado. O legista, segundo Pessotto, também propoe que peritos de outros países sejam chamados para "esclarecer as dúvidas de uma vez por todas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;