Economia Titulo
Pratini: europeus aplicam política absurda aos países pobres
Das Agências
20/12/2002 | 16:38
Compartilhar notícia


O governo brasileiro vai continuar discutindo e mostrando, no âmbito da Organização Mundial do Comércio, que "os europeus fazem uma política errada, onerosa, absurda e prejudicial aos países pobres" na questão do açúcar, da mesma forma que os americanos fazem em sua política de algodão". A afirmação foi feita nesta sexta-feira, no Rio, pelo ministro da Agricultura, Pratini de Moraes.

Ele assegurou que o governo vai denunciar o caso para que todo o mundo tenha consciência de que essa questão de subsídios à exportação e de apoios internos à agricultura, que deprime preços no mercado internacional, precisa mudar, "porque essa é uma das razões da fome, da pobreza e da miséria e ninguém agüenta mais esse discurso hipócrita, no qual os ricos dizem que querem ajudar a combater a pobreza e, ao mesmo tempo, fazem políticas econômicas ou de comércio exterior e estimulam a pobreza".

O Brasil está batalhando para solucionar a questão do açúcar e do algodão e, recentemente, do frango salgado no mercado externo. Pratini esclareceu que os europeus fizeram um aumento de tarifa do frango brasileiro por uma manobra de mudança de classificação tributária, o que constitui uma "malandragem" para proteger a indústria européia de frango.

Informações da Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;