Economia Titulo
Produção industrial caiu 0,5% em outubro, diz IBGE
Do Diário OnLine
08/12/2003 | 21:52
Compartilhar notícia


Após três meses de crescimento, a produção industrial brasileira caiu 0,5% em outubro, na comparação com setembro, na série livre de influências sazonais. Segundo a pesquisa Industrial Mensal Produção Física, divulgada nesta segunda-feira pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa queda sugere a acomodação do nível de produção em um novo patamar.

Em setembro, a atividade industrial havia crescido 4,3%, a mais expressiva do ano. Na comparação com outubro de 2002, porém, a produção subiu 1,1%. No acumulado do ano a taxa está estável (0%), sendo que o resultado de outubro anulou o crescimento anterior de 0,1%. Nos últimos 12 meses, a alta é de 0,8%.

Segundo a pesquisa do IBGE, o aumento observado no ritmo de produção, entre setembro e outubro últimos, atingiu 17 dos 20 ramos pesquisados. Os únicos que registraram queda foram a indústria química (-0,7%), farmacêutica (-4,4%) e produtos alimentares (-1,6%). Na outra ponta, as indústrias metalúrgica e de material de transporte sustentam taxas positivas, na comparação com o mês anterior, há seis meses consecutivos.

Já nas quatro categorias de uso, ainda na comparação com o mês anterior, observou-se crescimento em bens de capital (3,8%), bens de consumo duráveis (1,8%) e bens intermediários (0,3%). A área de bens de consumo semiduráveis e não duráveis apresentou estabilidade.

Segundo o coordenador de Indústria do IBGE, Sílvio Salles, os setores de bens de consumo semi e não-duráveis (roupas e alimentos) apresentaram crescimento zero em outubro “porque foram influenciados pela queda na renda do trabalhador”. Sallles explicou que a renda caiu 15,2% em outubro na comparação com mesmo mês do ano anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;