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Demanda por vôos domésticos cresce no último trimestre
08/12/2003 | 22:58
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Novembro foi o segundo melhor mês do ano para a aviação doméstica. O movimento de passageiros cresceu 2,7% em relação a novembro de 2002. Só perdeu para outubro, quando houve expansão de 4,7%. A demanda no tráfego internacional foi recorde no ano, com crescimento de 8% sobre novembro de 2002. Os números são do DAC (Departamento de Aviação Civil), foram divulgados nesta segunda pelo Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) e incluem somente as companhias nacionais.

A demanda no tráfego aéreo começou a aumentar somente em outubro, depois de dez meses seguidos de queda. Por causa do péssimo desempenho do primeiro semestre, os números acumulados no ano continuam negativos. De janeiro a novembro, o movimento na aviação doméstica acumula queda de 7% frente ao mesmo período em 2002.

No tráfego internacional, a retração acumulada no período foi bem menor, de 0,5%. O aumento nas viagens internacionais em novembro (alta temporada para viagens a negócios) é atribuída à melhora da economia global, especialmente dos EUA.

A TAM consolidou sua posição de líder na aviação doméstica este ano – em julho, a companhia assumiu a liderança em relação ao Grupo Varig. Em novembro, a TAM teve 34,45% de fatia no mercado doméstico, com índice de ocupação de 64%. O Grupo Varig teve 33,13% do mercado, com ocupação de 68% nos vôos. Em novembro de 2002, a Varig tinha 40% de participação. A TAM e a Varig compartilham assentos nos aviões desde março, medida que contribuiu para melhorar a produtividade de ambas.

A Vasp teve 11,33% do mercado e índice de ocupação de 55% nos aviões, enquanto a Gol, terceira do ranking, fechou o mês de novembro com 18,99% do mercado doméstico e ocupação média de 63%. A empresa, que conta com 22 aviões, transportou em novembro 400 mil passageiros por quilômetro pago (31% a mais do que em novembro de 2002) e fechou o mês respondendo por 18,99% do mercado doméstico.




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