Internacional Titulo
Incêndio no sul da Califórnia deixa 14 mortos
Da AFP
27/10/2003 | 20:05
Compartilhar notícia


Os incêndios devastadores que causaram até agora 14 mortes continuam a progredir e ameaçam atingir as cidades de San Diego e Los Angeles, preocupando as autoridades mexicanas e os bombeiros americanos, que temem não conseguir controlar o fogo nos próximos dias. A situação levou o presidente americano, George W.Bush, a declarar estado de emergência na Califórnia.

Bush também pediu que o Estado federal colabore com as autoridades locais com doações para ajudar as pessoas evacuadas por causa do avanço do fogo. As medidas dizem respeito particularmente aos condados de Los Angeles, San Bernardino, San Diego e Ventura. Nos últimos dias foram registrados pelo menos seis grandes incêndios, alimentados por ventos de até 80 km/h e altas temperaturas

Segundo informações da rede CNN, o adjunto do departamento de florestas e de luta contra incêndios da Califórnia, Jim Wright, disse que os serviços meteorológicos destacaram que o país continuará sob a influência dos ventos de Santa Ana por pelo menos dois ou três dias.

Os bombeiros mobilizaram milhares de pessoas em toda a Califórnia e se equiparam com mais de 700 caminhões e meios aéreos para combater o fogo, destacou Wright.

A situação estava sob controle na fronteira noroeste mexicana, após a incursão de vários focos de incêndios provenientes da Califórnia, que causaram dois mortos no domingo, informaram neste segunda-feira fontes da Proteção Civil do México. Várias localidades, como Tijuana, Chula Vista e Tecate, foram, no entanto, afetadas pelo fumo procedente destes incêndios, afirmou um funcionário mexicano.

Os socorristas e as autoridades militares mexicanas recomendaram aos habitantes o máximo cuidado diante do eventual avanço do fogo em direção do sul. O incêndio obrigou milhares de californianos a deixarem suas casas. Mais de 800 foram destruídas pelo fogo, que queimou 110.800 hectares.

O presidente americano George W. Bush prometeu uma ajuda financeira do governo federal para ajudar na luta contra o fogo.

Várias escolas localizadas perto do fogo tiveram de ser fechadas nesta segunda-feira. As autoridades sanitárias da Califórnia aconselharam aos residentes a permanecer em ambientes fechados e evitar as atividades ao ar livre devido à camada de fumaça tóxica que paira sobre a região.

"Alguns dos componentes da fumaça podem ter efeitos negativos na saúde", alertou o chefe do departamento sanitário de Los Angeles, Jonathan Fielding. "Os primeiros efeitos podem ser dor de garganta, dor de cabeça e irritação nos olhos", acrescentou.

Tráfego aéreo — Os incêndios também provocaram um caos no tráfego aéreo dos Estados Unidos neste domingo. O transtorno foi causado principalmente pelo fechamento de uma torre de controle, que impediu a aterrissagem de dezenas de aviões. As pessoas que trabalhavam no Centro de Controle do Terminal de Radar do sul da Califórnia foram obrigadas a deixar o local por causa da ameaça do fogo.

Com isso, as companhias aéreas de todo o país tiveram que cancelar dezenas de vôos com destino a Los Angeles, San Diego e outros aeroportos da região.

"O fogo obrigou a transferir o controle do tráfego aéreo a um centro de controle de alto vôo no deserto de Mojave, nos forçando a frear a chegada de muitos vôos", informou um porta-voz do Aeroporto Internacional de Los Angeles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;