Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que japonês usa palitinho?
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
17/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Os pauzinhos, chamados hashi ou ohashi, são os talheres dos japoneses. Não se sabe ao certo como e quando surgiram. No entanto, acredita-se que os chineses foram os primeiros a usá-los. Somente depois o costume chegou ao Japão.

Antes disso, os orientais comiam com as mãos até que encontraram outro meio de levar os alimentos à boca. A ideia foi amarrar dois gravetos pelas pontas para que funcionassem como pinça, podendo, assim, agarrar e segurar algo. Então, perceberam que, se tivessem habilidade manual, conseguiriam usar os dois palitinhos soltos.

Hoje, existem hashis de vários tipos, tamanhos e cores. Há aqueles vendidos para casais, por exemplo, em que o maior é para o homem e o menor, para a mulher. Outros têm finalidades diferentes, como o destinado a alimentos lights (com menos calorias), que é mais leve e delicado.

Quem está acostumado a comer apenas de garfo e faca acha complicado usar o hashi. Para aprender a utilizá-los, as crianças japonesas costumam treinar levando amendoins - com o auxílio dos pauzinhos - de uma tigela para a outra.

O curioso é que no Japão alguns habitantes não sabem a maneira correta de manuseá-los. Acredita-se que isso aconteça porque, após a Segunda Guerra Mundial, no fim da década de 1940, o país ficou tão destruído que as famílias passaram a se preocupar mais com a alimentação e Saúde dos filhos do que com a Educação. Desse modo, deixaram de ensinar algumas normas de bom comportamento.

BOAS MANEIRAS

Na hora de comer com os palitinhos, é importante seguir a etiqueta (conjunto de regras de boas maneiras). Não pode, por exemplo, espetar os alimentos com a ponta deles. Além disso, é necessário escolher com os olhos a comida que deseja pegar. É falta de educação cutucá-la com o hashi.

 

Alimentação saudável

Os japoneses são o povo com a maior expectativa de vida no mundo: 82 anos. Já os brasileiros vivem, em média, 73 anos. Além disso, o Japão tem a maior quantidade de habitantes com mais de 100 anos e possui baixa taxa de obesidade.

Os bons índices de Saúde têm muitos motivos; o principal deles é a culinária, considerada uma das mais saudáveis. No país é comum pratos com arroz, peixe cru (que tem pouca gordura), soja, chá verde, além de verduras e legumes. Esses alimentos fornecem diversos nutrientes para o organismo, como cálcio, zinco, fósforo, ferro, proteínas e vitaminas. Só não confunda comida japonesa com chinesa. Na China, as receitas têm temperos e ingredientes mais fortes, como carne de porco e óleo de gergelim.

 

Culinária oriental é bem diferente da brasileira

Sashimi (peixe cru) e sushi (arroz envolto em alga marinha) são pratos que deixam os fãs de comida japonesa com água na boca. Em geral, os ingredientes e o preparo desta culinária são bem diferentes dos nossos. No Brasil, são comuns refeições com carne e frango. Mas no Japão, a maioria das receitas leva peixe ou outros animais e vegetais do mar. Como o país é cercado por água e tem muitos rios, é fácil encontrar esse tipo de alimento. Em geral, também usam pouca gordura.

É preciso que a comida facilite o manuseio do hashi. Então, cortam tudo em pequenas porções para que seja desnecessário o uso de faca. Pedaços grandes são servidos somente se for possível dividi-los com o pauzinho.

Muitas famílias japonesas, que moram no Brasil, comem com hashi. Restaurantes orientais oferecem os palitinhos ou talheres comuns para clientes não acostumados com a tradição.

 

Desde pequeno Guilherme Vitório Trielli Paiva, 10 anos, gosta da culinária japonesa. Mas comer com palitinhos ainda é desafio para o menino, que no restaurante pede o hashi com elástico na ponta. Assim, fica mais fácil manuseá-lo. "Gosto de sushi de salmão e atum com wasabi (tempero ardido)."

 

Consultoria de Lumi Toyoda, pesquisadora da cultura e etiqueta japonesa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;