Diarinho Titulo Bicho do mês
Hipopótamo raro
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
17/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Cango Wildlife Ranch/ Divulgação


 

Se alguém pedir para que aponte uma das principais características do hipopótamo, provavelmente dirá que é grandão. Mas nem todos são assim, sabia? O hipopótamo-pigmeu (Choeropsis liberiensis) é espécie rara que, na fase adulta, mede 1 m (semelhante ao tamanho do porco) e pesa cerca de 275 kg.

O corpo do mamífero lembra o formato de um barril e as pernas são curtinhas. Tem cabeça arredondada e achatada, além de olhos bem separados. O rabo é pequeno com tufinho de pelos amarelados na ponta.

Possui pelagem rala, espalhada pelo tronco. A pele é amarronzada e brilhosa porque expele muco que protege e a mantém úmida. Funciona como protetor solar natural. Já as bochechas são rosadas.

É excelente nadador. Aliás, gosta de permanecer dentro da água para se refrescar, mas sempre deixa a cabeça de fora para respirar. Costuma passar o dia descansando e sair à noite em busca de comida. Alimenta-se de diferentes tipos de vegetação, como raízes, brotos, ervas e folhas; também ingere frutos caídos no chão. A gestação dura, em média, sete meses. Em geral, nasce somente um filhote. Vive entre 30 e 50 anos.

É encontrado nas florestas da Nigéria, Costa do Marfim e Libéria (países da África). Hoje, restam apenas 3.000 hipopótamos-pigmeus. Por isso, a espécie integra a lista de animais em risco de extinção da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza). As principais ameaças são a caça e a destruição de seu habitat.

 

Harry virou celebridade

Há poucos meses, um filhote de hipopótamo-pigmeu ganhou fama em todo o mundo. Chamado Harry - em homenagem ao príncipe da Inglaterra, que gosta muito do continente africano -, nasceu em março no Cango Wildlife Ranch, na África do Sul, pesando 5 kg. Poucos dias depois, foi rejeitado pela mãe, Hilda.

Ao notar que a fêmea não o deixava mamar, os funcionários o retiraram do local. A tratadora Toni Inggs passou a cuidar do pequeno animal 24 horas por dia. E a tarefa não era fácil. Tinha de dar mamadeira, banho na banheira, além de brincar e oferecer muito carinho.

Apesar dos esforços da equipe, Harry morreu em maio, após complicações durante cirurgia para retirada de uma hérnia no umbigo. Mas não precisa ficar triste. A vida do filhote foi superimportante. Despertou a atenção de muitas pessoas ao redor do planeta e mostrou como é necessário ajudar a preservar sua espécie.

Enquanto não estava mamando, o filhote aproveitava para dormir ou se divertir na banheira. Sapeca, ganhou até patinho de brinquedo.

Para substituir a mãe de Harry e alimentá-lo direitinho, era preciso dar mamadeira a cada três horas, mesmo durante a noite. Também recebia muito carinho.

 

 

 

 

 

Primo é terceiro maior mamífero

O hipopótamo que a gente encontra no zoológico é da espécie Hippopotamus amphibius. É o terceiro maior mamífero do planeta, ficando atrás apenas do elefante e do rinoceronte. Entre os animais terrestres é o que possui a maior abertura de boca, podendo alcançar 1,2 m.

Em média, o adulto macho mede 4 m e pesa três toneladas. A fêmea é um pouco menor; chega a duas toneladas. Em geral, consome 150 kg de vegetais por dia. Vive na África Central e costuma andar em bandos de 30 a 50 indivíduos.

Os dentes são achatados para facilitar a mastigação dos alimentos. Os caninos atingem até 50 cm e 4 kg e são usados para assustar e defender o território de inimigos. Por incrível que pareça, é considerado um dos animais mais agressivos.

 

Consultoria da gerente do Departamento Animal Narinda Pentz e da tratadora Toni Inggs, do parque Cango Wildlife Ranch, na África do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;