Internacional Titulo
Argentina propoe abertura do mercado
Do Diário do Grande ABC
14/09/2000 | 14:02
Compartilhar notícia


A Argentina propôs ao Brasil iniciar a abertura do mercado açucareiro a partir de 2006 e pediu que o país vizinho elimine os subsídios ao setor, como forma de superar uma das maiores diferenças entre os principais sócios do Mercosul, informou esta quinta-feira o jornal Clarín, citando um documento da chancelaria local.

Por ocasiao das negociaçoes bilaterais que acontecem no Brasil, o jornal de Buenos Aires assinalou que teve acesso a um documento apresentado pela chancelaria argentina ao Brasil para tentar acelerar a integraçao do setor açucareiro, o único que se manteve até agora à margem das regras do Mercosul, formado também por Uruguai e Paraguai.

O Brasil, primeiro produtor e exportador mundial de açúcar, se queixa dos obstáculos à entrada do produto na Argentina, enquanto seu sócio do Sul reclama dos subsídios brasileiros aos produtores, sejam diretos ou através do seu programa de fomento à produçao de álcool para combustível.

Segundo a reportagem, a Argentina propoe um programa gradual de eliminaçao de obstáculos a partir de 2006, com um período posterior de reduçao de cinco anos, mas no momento pede que o Brasil elimine ou limite os subsídios.

Até 2005, haverá na Argentina um programa de proteçao para o setor, com um direito de importaçao intra e extra-Mercosul de 20%.

A produçao de açúcar na Argentina se concentra nas províncias do Noroeste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;