Internacional Titulo
Atentados de 11/09 foram planejados por seis anos
Do Diário OnLine
22/09/2003 | 13:41
Compartilhar notícia


O homem acusado de ser um dos mentores dos atentados de 11 de setembro, Khalid Sheik Mohammed, disse a investigadores norte-americanos que discutiu pela primeira vez a ação com o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, no começo de 1996. Segundo informações obtidas pela agência de notícias Associated Press, o plano inicial previa seqüestros de cinco aviões comerciais em cada costa dos Estados Unidos.

Mohammed revelou aos investigadores que, no estágio final da fase de planejamento, ficou decidido que 22 terroristas agiriam em quatro aviões em uma primeira onda de ataques. Logo em seguida, haveria outra ofensiva, possivelmente perpretada por aliados do grupo no Sudeste Asiático. Porém, próprio Osama Bin Laden teria revisado o plano original e determinou que os ataques se concentrassem apenas na costa Leste dos Estados Unidos.

Mohammed foi capturado no dia 1 de março por forças paquistanesas que cooperavam com o FBI (polícia federal americana) em Rawalpindi, no Paquistão. Interrogado pela Agência Central de Inteligência (CIA) num local não revelado, as informações fornecidas por ele eram tidas como segredo de estado até a divulgação pela agência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;