Política Titulo
PV abre as portas para Fernando Gabeira
da Agência Brasil
09/10/2003 | 21:56
Compartilhar notícia


O líder do Partido Verde (PV) na Câmara dos Deputados, José Sarney Filho (MA), está disposto a interferir na condução política da regional do Rio de Janeiro para ter o deputado Fernando Gabeira (PT-RJ) de volta aos quadros do partido pelo qual já concorreu à Presidência da República. Gabeira anunciou nesta semana sua decisão de deixar o PT por causa de divergências com relação à condução da política ambiental promovida pelo governo Lula. Várias ações do governo tem irritado o parlamentar e a gota d'água foi a liberação do plantio de soja transgênica, por medida provisória, e as declarações do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, de que o Brasil vai produzir urânio enriquecido.

Nesta quinta-feira, Gabeira voltou a afirmar que não pretende permanecer no Partido dos Trabalhadores (PT). Ele declarou que vai ficar sem partido, pelo menos até o fim deste ano. Para o líder do PV, o caminho natural de Fernando Gabeira é voltar para a legenda. Aliás, foram desentendimentos com a cúpula do PV do Rio de Janeiro que fizeram o parlamentar migrar para o PT.

"Valeria a pena mexer no Rio de Janeiro para ter o Gabeira de volta", disse Sarney Filho, acrescentando que se o deputado fluminense fizer qualquer reivindicação neste sentido, "terá um peso muito forte". O ex-ministro do Meio Ambiente, cargo ocupado por Sarney Filho no governo de Fernando Henrique Cardoso, disse que um eventual retorno de Gabeira aos quadros do partido redundaria na necessidade de o PV rever suas relações com os governos estadual e municipal.

Já o presidente do PT, José Genoino, revelou que estão sendo feitas várias gestões junto ao deputado para que permaneça no partido. Hoje, se tivesse que apostar na permanência de Gabeira no PT, numa escala de zero a dez, Genoino disse que ficaria com seis. Ele ressaltou que não há qualquer hipótese de o governo voltar atrás na edição da MP dos transgênicos. A seu ver, nesta questão, não poderia haver outra decisão: "ou convivíamos com a ilegalidade ou enfrentaríamos o problema."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;