Internacional Titulo
Crise leva à destituição de parlamentar no México
Da EFE
02/12/2003 | 12:32
Compartilhar notícia


O opositor Partido Revolucionário Institucional (PRI), do México, decidiu nesta terça-feira destituir Elba Esther Gordillo do cargo de coordenadora parlamentar na Câmara de Deputados, em meio a uma crise gerada pelas reformas propostas pelo Executivo do país.

A Comissão Política Permanente do PRI resolveu, após um dia de intensas negociações, que nesta quarta-feira os 222 deputados do partido elegerão um novo coordenador.

A decisão de destituir Gordillo, que também é secretária-geral do PRI, foi tomada com o apoio de 74 conselheiros, enquanto 28 votaram contra sua substituição no cargo de líder parlamentar.

O presidente do partido, Roberto Madrazo, participou das negociações, assim como governadores, sindicalistas e parlamentares.

As divergências entre Madrazo e Gordillo viraram uma crise aberta depois que a parlamentar chamou o presidente do partido de "mentiroso". Dos 222 deputados, de um total de 500 legisladores, do PRI na Câmara Baixa, 124 haviam pedido a destituição de Gordillo.

A líder parlamentar do PRI vinha sendo questionada por seus correligionários por suas afinidades pessoais e políticas com o presidente do México, Vicente Fox, do conservador Partido de Ação Nacional (PAN).

Antes de ser divulgada a decisão, Gordillo e Madrazo haviam manifestado a intenção de evitar uma "ruptura irreparável". Gordillo dirigiu o sindicato de professores mexicanos, o maior da América Latina, com quase um milhão de filiados, e é considerada a "líder moral" deste grêmio.

Esta é a primeira vez nos 74 anos de história do PRI, entre eles 71 à frente do governo do México, que enfrenta uma ruptura como esta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;