Esportes Titulo
Guga deve ficar fora da lista dos top-20 da ATP
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
27/08/2003 | 23:05
Compartilhar notícia


O que acontece com Gustavo Kuerten? Depois de chegar ao topo do tênis mundial, o brasileiro despenca vertiginosamente e, após a vexatória derrota para o desconhecido Dmitry Tursunov por 3 a 2 na noite de terça-feira, na primeira rodada do US Open, ele deverá cair no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e ficar fora da lista dos top-20. Mas qual seria a causa para a queda de produção? Acomodação, desacertos com o técnico Larri Passos, excesso (ou falta) de treinos? O próprio Guga deu uma pista do que lhe atrapalha em quadra e admitiu que desde a cirurgia no quadril, em fevereiro do ano passado, nunca mais conseguiu ser o mesmo.

"Desde que voltei da cirurgia não encontrei uma forma de jogar com intensidade alta, como eu jogava antes, durante uma partida inteira", declarou o catarinense, que se preparou fortemente para a temporada de quadras rápidas e, em cinco torneios disputados, obteve apenas quatro vitórias e amargou situações vexatórias, como o pneu (6/0) do argentino Mariano Zabaleta na primeira rodada do Masters Series de Cincinnati, nos Estados Unidos, e a derrota para Simon Larose, apenas o 314º no ranking da ATP, no Masters Series do Canadá.

O brasileiro procurou isentar o técnico Larri Passos da má fase que atravessa. "Eu estou jogando bem, a parte técnica está boa, jogo competitivamente, mas falta esta força para conseguir ficar no mesmo nível por 2h30, 3h. Isso aparece mais nos Grand Slam, que são os torneios mais importantes para mim", afirmou.

Chateado pela derrota para Tursunov, em que teve até de suportar um torcedor que durante boa parte do jogo lhe disse "coisas ruins" até ser conduzido para fora da quadra pelos seguranças, Guga promete recuperação. "Me sinto bem melhor que antes, mas ainda falta este detalhe. Então tenho de ficar correndo atrás, continuar trabalhando duro, fazendo as coisas e buscar isso para ver se consigo melhorar este lado o mais rápido possível", declarou.

A derrota na estréia do US Open foi o pior desempenho de Guga em um Grand Slam desde o Australian Open, no início de 2002, e que o motivou a enfrentar a cirurgia no quadril. Além disso, representou o quarto torneio deste ano em que ele foi despachado logo na primeira rodada. Antes, ele já havia caído na estréia em Roma, Montreal e Cincinnati.

Brasil – Gustavo Kuerten ainda tenta a sorte no torneio de duplas do US Open. Joga nesta quinta-feira ao lado do holandês John Van Lottum e terá como adversários o austríaco Julian Knowle e o alemão Michael Kohlman. Sem grandes responsabilidades, Guga pretende esfriar a cabeça e se preparar para o Brasil Open, disputado na primeira semana de setembro na Costa do Sauípe, na Bahia. "Vou usar estes dias para treinar", disse o jogador.

Na Bahia, Guga defenderá o título do ano passado e irá defender 125 pontos. Se sofrer uma nova derrota prematura, poderá despencar ainda mais no ranking, o que seria uma forma nada agradável para encerrar uma dura temporada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;