Nacional Titulo
Quinze presos fogem de cadeia no norte de Pernambuco
Do Diário do Grande ABC
16/05/1999 | 17:05
Compartilhar notícia


Quinze presos fugiram na madrugada deste domingo da Cadeia Pública de Carpina, Zona da Mata, no norte de Pernambuco. Os detentos se rebelaram, por volta das 3h30, dois deles conseguiram serrar uma grade, permitindo a fuga. Ao todo, 19 presos escaparam, mas houve troca de tiros com a polícia e, ao fim, três foram recapturados e um acabou morto - Jairo Aluísio Lourenço, de 22 anos, assaltante de carro-forte.

Segundo informaçoes do delegado de Carpina, José Gervásio da Silva, a rebeliao começou na cela 1 - onde estavam quatro dos fugitivos, entre eles, os líderes da fuga, os assaltantes Genário Brito de Oliveira, de 26 anos, e Edvaldo Benedito da Silva, de 20. Eles serraram as grades da cela que dá acesso ao pátio externo da cadeia e se esconderam atrás de arbustos.

Outro integrante do plano, nao identificado pela polícia chamou um dos três policiais militares responsáveis pela guarda do local. Ao chegar à cela, um policial foi surpreendido por dois líderes que, armados com facas, o renderam, tirando-lhe o revólver. Os outros dois policiais nao tiveram como reagir e foram trancados em uma das seis celas da cadeia.

No momento da fuga, por coincidência, segundo o delegado uma ronda da Polícia Militar passava no local, quando desconfiaram do movimento. Ao pararem para investigar, houve o confronto com os detentos, resultando na morte de Lourenço e na recaptura de Sérgio Faustino, Paulo Francisco de Souza e Dorival Antonio dos Santos.

De acordo com o delegado, a superlotaçao da cadeia - com capacidade para 30 presos, mas que estava com 42 - pode ter contribuído para a fuga. "Mesmo com a superlotaçao, acho estranho os presos terem armas dentro das celas. Vamos apurar as responsabilidades."

Cerca de 80 policiais, entre civis e militares, participavam das buscas aos foragidos, que teriam escapado para plantaçoes de cana-de-açúcar próximas à cadeia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;