Internacional Titulo
Belarus: presidente anuncia que buscará reeleição em meio a eleições locais sob questionamentos
25/02/2024 | 08:46
Compartilhar notícia


O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, que governa o país desde 1994, anunciou neste domingo que concorrerá novamente à presidência no próximo ano.

A declaração ocorre em meio às eleições parlamentares e locais de hoje, que estão prestes a consolidar o rígido governo do líder autoritário, apesar dos apelos ao boicote da oposição, que classificou a votação como uma "farsa sem sentido". Já Lukashenko acusa o Ocidente de tentar usar o voto para minar seu governo e "desestabilizar" a nação.

A maioria dos candidatos nas eleições deste domingo pertence aos quatro partidos oficialmente registrados: Belaya Rus, o Partido Comunista, o Partido Liberal Democrático e o Partido do Trabalho e Justiça. Todos apoiam as políticas de Lukashenko. Outros partidos tiveram o registro negado no ano passado.

A líder da oposição Sviatlana Tsikhanouskaya, que está exilada na Lituânia após desafiar Lukashenko nas eleições presidenciais de 2020, instou os eleitores a boicotarem as eleições.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;