Editorial Titulo Editorial
BRT-ABC, fase dois
Do Diário do Grande ABC
03/02/2024 | 07:00
Compartilhar notícia


 Mais um passo decisivo foi dado no cronograma de implantação do BRT-ABC, sistema de transportes em massa de passageiros por meio de ônibus de alta velocidade que vai ligar o Grande ABC, a partir de São Bernardo, à Capital, no Terminal Sacomã. Nos últimos dias de janeiro, a Next Mobilidade, empresa responsável pelo projeto e pela futura operação, obteve da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a licença ambiental que permitirá a instalação do canteiro de obras da segunda e última fase, que terá 11,8 quilômetros, 13 estações, quatro viadutos, três pontes e quatro passarelas. Tudo leva a crer, portanto, que o prazo de inauguração, revisto para 2025, desta vez será respeitado.

Com custo total estimado em R$ 950 milhões, o projeto representa esforço do governo paulista para melhorar o transporte público e aliviar o congestionamento nas vias da região metropolitana – à medida em que se oferece alternativa de deslocamento rápido, barato, seguro e confortável, a tendência é que os moradores de cidades cortadas pelo modal, especialmente os de Santo André, São Bernardo e São Caetano, deixem seus carros na garagem. Com a capacidade de transportar até 600 mil passageiros por dia, o BRT-ABC vai ajudar a desafogar também as composições da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e os trólebus do Corredor ABD.

Ofertado pelo então governador João Doria (ex-PSDB) como prêmio de consolação aos passageiros das sete cidades no momento em que sepultou a Linha 18-Bronze do Metrô, em 2019, o projeto do BRT aos poucos foi ganhando a simpatia da população. Embora o sonho do Metropolitano ainda esteja vivo, agora via Linha 20-Rosa, a sociedade passou a compreender a importância do corredor de ônibus para tornar mais eficientes os deslocamentos diários. A conclusão bem-sucedida da segunda fase do modal será, assim, um marco para a região, promovendo não apenas a mobilidade urbana, mas também impulsionando o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos habitantes da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;