Internacional Titulo
Oscar Arias é virtual ganhador das eleições na Costa Rica
Da AFP
22/02/2006 | 22:39
Compartilhar notícia


O Prêmio Nobel da Paz Oscar Arias é o virtual ganhador da eleição presidencial da Costa Rica, após superar por mais de 18 mil votos seu adversário Ottón Solís, ao término da contagem manual dos votos pelo TSE (Supremo Tribunal Eleitoral), que ainda deve se pronunciar sobre mais de 100 impugnações.

O TSE entregou à imprensa a contagem final manual dos votos de 6.163 mesas, mas precisa se pronunciar sobre mais de 100 mesas impugnadas pelo PAC (Partido Ação Cidadã), de Ottón Solís.

O anúncio oficial não será feito até que o TSE resolva estas questões, o que deve acontecer na próxima semana, segundo o presidente do organismo, Oscar Fonseca. De acordo com os dados do TSE referentes à eleição presidencial de 5 de fevereiro, Arias obteve 664.556 votos contra 646.391 de Solís, com uma diferença de 18.165 votos.

Depois de conhecer os últimos números, Arias, de 65 anos, pediu aos seus partidários que comemorem somente após o resultado oficial do TSE, mas já adiantou que seu governo será de diálogo para tentar resolver os problemas desta nação de 4 milhões de habitantes.

"Agradeço que me reelejam 20 anos depois", afirmou Arias, acrescentando que "a política é confiança e, se os costa-riquenhos querem que eu volte à presidência, é porque fizeram um balanço das coisas boas e ruins da minha presidência (1986-1990) e, certamente, predominaram as boas". Solís não deu declarações.

Terça-feira à noite, o iminente perdedor divulgou uma mensagem pela TV, exigindo a recontagem de 712 mesas de votação, mas o pedido foi rejeitado pelo TSE. "Se não chegamos a um acordo sobre a transparência eleitoral, vamos entrar num acordo sobre o quê?", perguntou Solís a Arias.

O TSE indeferiu a solicitação de Solís, alegando que a mesma já tinha sido feita e rejeitada anteriormente. "Esse pedido já foi formulado e rejeitado em sua oportunidade", frisou o magistrado do TSE Luis Antonio Sobrado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;