Política Titulo
Dirceu: governo não vai editar MP liberando a soja transgênica
Do Diário OnLine
Com Agências
14/09/2004 | 17:42
Compartilhar notícia


O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, avisou nesta terça-feira que o governo não vai editar uma nova MP (medida provisória) liberando o uso de sementes transgênicas na safra de 2004. Assim, sem a intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os agricultores de todo o país – especialmente os da região Sul, onde está concentrada a maior parte da safra de soja – só poderão usar sementes transgênicas se o Congresso aprovar a Lei de Biossegurança.

As negociações para a tramitação do texto avançaram nesta terça-feira. Os líderes partidários no Senado chegaram a um acordo para a votação do projeto em três comissões da Casa nesta quarta-feira. A votação em plenário ficou agendada para quinta-feira.

Enquanto os líderes partidários no Senado negociavam a aprovação da Lei de Biossegurança, o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Sperotto, visitou o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, para pressionar o governo pela liberação das sementes transgênicas.

Depois do encontro, Carlos Sperotto afirmou que o presidente Lula deveria ajudar os agricultores e editar uma MP liberando o uso das sementes transgênicas, se o Congresso não conseguir aprovar a lei até o final deste novo 'esforço concentrado' antes das eleições. Mas o representante dos agricultores gaúchos deu um aviso ao governo: as sementes transgênicas serão utilizadas na safra mesmo se não houver permissão para isso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;