Política Titulo Paraná Pesquisas
Akira Auriani lidera com folga corrida eleitoral em Rio Grande da Serra

Pré-candidato do PSB aparece com 44,8% das intenções de voto, muito à frente de Kiko

Raphael Rocha
02/02/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O ex-vereador e ex-prefeiturável Akira Auriani (PSB) está na liderança folgada na corrida eleitoral em Rio Grande da Serra, constatou levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido do Diário. O socialista, que concorreu ao Paço em 2020, está na primeira posição da preferência do eleitor da cidade com ampla margem nos dois cenários mensurados.

Akira registrou 44,8% das intenções de voto em um quadro com mais adversários. O segundo lugar é o ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (MDB), com 25,6%, e é que mais se aproxima do nome do PSB. 

O terceiro colocado é o ex-prefeito Claudinho da Geladeira (PSDB), eleito em 2020, mas cassado em 2022 pela Câmara por fraude na vacinação contra Covid-19 e por ausência de respostas a requerimentos de informação. O tucano foi citado por 5,8%.

A atual prefeita da cidade, Penha Fumagalli (PSD), está somente na quarta posição, com 4,6%. Ela está à frente somente do empresário Nilton de Paula (Podemos), que tem 1,6%, e do ex-prefeito e hoje secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Rio Grande, Ramon Velasquez (PT), lembrado por 1,4%. Brancos e nulos são 10,8%; 5,4% não souberam ou não responderam.

CENÁRIO 2

Caso a disputa seja mais afunilada, Akira mantém distância larga para os concorrentes. Em um prisma de concorrência contra Kiko, Penha e Nilton de Paula, Akira lidera com 46,8% das intenções de voto, seguido de longe por Kiko (27,6%). Penha (5,2%) e Nilton de Paula (1,8%) completam a lista - 12,6% são de brancos e nulos e 6% de indecisos.

Akira foi vereador de 2017 a 2020, ano em que lançou sua candidatura à Prefeitura pela primeira vez. Ele recebeu 8.225 votos (33,79%), perdendo por diferença de 431 votos para Claudinho da Geladeira (que recebeu 8.656 adesões, 35,56% dos votos válidos).

Em meio à instabilidade política da cidade, com cassação de Claudinho e posse de Penha, Akira foi convidado para trabalhar no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e depois na Agência de Desenvolvimento Econômico, seguindo com a construção de seu projeto eleitoral sem apostar em uma oposição raivosa - ele, por exemplo, sempre se manifestou contrário ao impeachment de Claudinho da Geladeira, assim como critica o movimento atual da Câmara para tirar Penha do poder.

Por outro lado, Akira assiste à reaproximação de Kiko com Rio Grande. Prefeito da cidade entre 2005 e 2012 e integrante de uma linhagem de administradores do município, Kiko voltou a fazer política em Rio Grande depois de ser prefeito de Ribeirão Pires, perder a reeleição na cidade vizinha e ir trabalhar como secretário de Administração do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB).

A polarização entre Akira e Kiko também pode ser vista na pesquisa com relação ao índice espontâneo, aquele que o entrevistado é indagado a respeito de seu candidato sem ter acesso à cartela com nome dos postulantes. Akira é lembrado de cabeça por 18% dos eleitores. Kiko, por 5%.

REJEIÇÃO

No quesito rejeição, Claudinho da Geladeira lidera, com 46,4%. Penha aparece na sequência, com 35,8%, seguida por Ramon Velasquez, que tem 26,2%. Kiko (20,6%), Nilton de Paula (16,8%) e Akira (11,8%) fecham a lista.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 500 eleitores, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro. A margem de erro é de 4,5 pontos. O levantamento está registrado no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), sob o protocolo SP-09907/2024.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;