Política Titulo Diário/Paraná Pesquisas
Alex lidera pesquisa e, em cenário afunilado, tem percentual para vencer no 1º turno

Deputado federal chega a 37% em quadro com mais nomes e 41,2% em briga com Marcelo e Luiz Fernando

Raphael Rocha
01/02/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


O deputado federal Alex Manente (Cidadania) segue consolidado na liderança nas intenções de voto à Prefeitura de São Bernardo. É o que mostra nova rodada de levantamento eleitoral feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido do Diário.

O pré-candidato do Cidadania aparece com 37% das citações no cenário com mais candidatos colocados. Em setembro, ele tinha 35,9% de preferência do eleitorado.

Em um cenário que leva em consideração os três principais nomes da corrida eleitoral em São Bernardo – Alex, o ex-deputado federal Marcelo Lima (PSB) e o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), Alex saiu de 38,7% para 41,2%. Marcelo caiu 26,1% para 25% e Luiz Fernando praticamente estacionou, saindo de 12,5% para 12%.

No quadro com afunilamento de postulantes, o prisma se apresenta com vitória de Alex no primeiro turno – já que os adversários, somados, não atingem os 50% dos votos válidos.


 

No cenário com mais candidatos, ele mantém distância acima dos 15 pontos percentuais para o segundo colocado, Marcelo Lima. Entre setembro e agora, o socialista perdeu o mandato – foi cassado por infidelidade partidária – e ainda luta para ser o representante do prefeito Orlando Morando (PSDB) nas urnas. Por outro lado, secretários da gestão tucana têm defendido publicamente que Morando aposte em Alex no pleito.

O Paraná Pesquisas identificou que a cassação trouxe baixo impacto negativo a Marcelo, porém, impediu seu crescimento - em setembro, o socialista foi citado por 22,1% e, agora, 21,8%.

O terceiro colocado segue sendo Luiz Fernando, que, mesmo com declarações públicas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e de outros caciques petistas sobre priorizar a eleição em São Bernardo, não decolou. Luiz Fernando oscilou para baixo, de 11,5% para 9,9%.

Desta vez, o Paraná Pesquisas também incluiu o vereador Julinho Fuzari (PSC) no levantamento. E o parlamentar apareceu na quarta colocação, com 6,9% das intenções de voto. Há diálogo avançado para que Fuzari seja o vice na chapa de Alex na eleição de outubro.

Terceiro colocado na eleição à Prefeitura em 2020, o ex-vereador Rafael Demarchi (Novo) está na quinta posição, com 4,5%. O último é o empresário Jefferson Magno, filiado ao PRD (fusão do PTB com o Patriota), com 0,4%.

Outros 13% disseram que vão votar nulo ou em branco e 6,6% não souberam ou não responderam.

REJEIÇÃO

Partindo para sua quarta eleição à Prefeitura de São Bernardo (disputou em 2008, 2012 e 2016), Alex Manente lidera o quesito rejeição, com 25,7% de citações. 

O segundo colocado é Marcelo Lima, que foi vice-prefeito de Morando nos dois mandatos, renunciou em 2022 para assumir cadeira de deputado federal e, em novembro, teve o mandato cassado por ter trocado o Solidariedade, partido pelo qual foi eleito, pelo PSB. Marcelo foi lembrado por 18%.

Na sequência aparecem Luiz Fernando, que debuta em disputas majoritárias, com 17,3%, Julinho Fuzari, com 16,8%, Jefferson Magno, com 12,2%, mesmo índice de Rafael Demarchi, que já concorreu ao Paço em 2020. 

O Paraná Pesquisas ouviu 740 eleitores, entre os dias 26 e 31 de janeiro. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais e o levantamento está registrado no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o protocolo SP-01969/2024.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;