Turismo Titulo
Circuito do Frio é nova atraçao turística em PE
Do Diário do Grande ABC
14/07/2000 | 18:45
Compartilhar notícia


Baixas temperaturas, num clima de montanha, e uma variada programaçao artística, cultural e esportiva. A combinaçao está consolidando um novo destino turístico em Pernambuco: as cidades serranas de Gravatá, Garanhuns, Triunfo e Taquaritinga, que integram o Circuito do Frio. A interiorizaçao do turismo, que iniciou com o Festival de Inverno de Garanhuns, hoje consolidado, avança sobre essas cidades, na medida em que cresce a demanda e se fortalece a infra-estrutura turística.

Somente Garanhuns, deverá receber uma populaçao flutuante de vinte mil pessoas, nos dez dias de festival, iniciado nesta sexta-feira (14),superando em 20% o ano passado. Localizada no agreste meridional, a 230 km do Recife, a cidade tem flores por toda parte nesta época.

Cinco focos de atraçao - em praças, parques e avenida central, permitem ao turista escolhera programaçao: shows com estrelas da MPB (Zé Ramalho e Gal Costa sao destaque), música instrumental, companhias de dança, de teatro, espetáculos circenses e grupos de cultura popular, entre outros.

Receita semelhante garantiu o sucesso da primeira etapa do Circuito do Frio 2000 em Gravatá (93 km do Recife), no último final de semana. Também pólo da floricultura no estado, Gravatá destaca-se pela produçao artesanal e de móveis. Como Garanhuns, avança em termos de infra-estrutura, com hotéis e pousadas em estilo campestre.

"O fluxo de turistas foi além da expectativa. Ao agregar atividades culturais e esportivas se estimula o visitante, eleva o tempo de permanência e promove a divulgaçao desse novo produto turístico", diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pernambuco, Luis Eduardo Cadoca.

O turismo interno e de estados vizinhos ainda predomina no Circuito do Frio, mas a meta é ampliar a divulgaçao, com campanhas regionais, já no próximo ano, e depois nacionais, a exemplo do que aconteceu com os espetáculos da Semana Santa.

O secretário de Turismo de Garanhuns, Marcílio Renô Maia, diz que a divulgaçao do circuito "vem somar" para os resultados do Festival de Inverno. "Nossa preocupaçao agora é com infra-estrutura", afirma. A cidade tem apenas 1.870 leitos e cadastrou 216 casas para aluguel. Ganhou novo portal de acesso, num sistema viário que superou o estrangulamento do tráfego e embelezou a área.

Nos municípios com menor infra-estrutura, o aluguel de casas supre a demanda. É o caso de Triunfo, no Sertao do Pajeú (450 km do Recife). A cidade de 19 mil habitantes, está na segunda etapa do Circuito do Frio, entre os dias 22 e 29. Além da programaçao artística - com destaques como Quinteto Violado, Dominguinhos, Belchior e Almir Rouche, um evento aquático inusitado na regiao: o torneio de jet sky, no Açude Triunfo.

As atividades acontecem sempre no entorno do açude, onde a beleza da paisagem é um atrativo à parte. O quarto município a compor o circuito, Taquaritinga, conserva ainda mais as características interioranas, o que também motiva o turista. Na praça principal, sede dos festejos regionais, se concentrarao as atraçoes. A exemplo de Gravatá, haverá oficinas de rapel, num programa esportivo mais radical. A inclusao da cidade no Circuito sinaliza para a ampliaçao do novo produto no calendário turístico de Pernambuco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;