Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor
Palavra do Leitor - 31 de janeiro de 2024
Da Redação
31/01/2024 | 08:05
Compartilhar notícia


Metrô

‘Tarcísio de Freitas garante que Metrô chegará ao Grande ABC’ (Política, ontem). O Metrô foi criado em 1968 e, até hoje, não saiu do município de São Paulo. Todo governador e prefeitos do Grande ABC falam dessa linha para nossa região, mas nunca colocaram uma viga no chão.

Fabrício Gomes

do Instagram

Câmeras corporais

‘PGR defende uso obrigatório de câmeras corporais por policiais’ (Setecidades, dia 28). A subprocuradora Elizeta Paiva (talvez tenha seguranças do Estado) enviou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública sugestão favorável ao uso de câmeras. Decisão burocrática de quem fica sentada atrás de uma mesa no conforto do seu escritório. Penso que a subprocuradora deveria enfrentar juntamente com os profissionais policiais algumas ações de combate ao crime e segurança pública para depois enviar a sua sugestão. Sentindo na pele, avalia melhor.

Walmir Ciosani

São Bernardo

Doação de sangue

Expressivo número de brasileiros já ouviu que os bancos de sangue encontram-se com falta deste que é chamado de o líquido da vida. É informado, pela medicina, que a cada doação é possível salvar até quatro vidas. E essa reflexão tem como intenção única a de sugerir – com todo respeito – a católicos, evangélicos, crentes, batistas, budistas, xintoístas, missionários, espíritas, maçons, agnósticos e/ou ateus que incluam em seus cultos, além das ofertas e dízimos, a convocação de seus fiéis para que passem a fazer doações de sangue. Pois as cidadãs e os cidadãos poderão, no dia de amanhã, tornarem-se doadores também.

Cecél Garcia

Santo André

Ostentação

As definições da palavra ostentar são de imponência e superioridade. É mostrar-se com alarde e vanglória, exibir com legítimo orgulho. Desde o início da civilização, as pessoas têm o hábito de ostentar, e cada um com suas posses.Quando rico quer ser pobre e pobre quer ser rico é sinal de que ‘banana vai comer o macaco’ e ‘poste fará xixi no cachorro’. O trem fatalmente vai descarrilhar! Nem todos os ricos ou multimilionários gostam de ostentar. Talvez por respeito, segurança e sabedoria.Quanto aos ‘pobres de espírito’ metidos a rico, são criaturas vaidosas, invejosas, arrogantes e totalmente desprovidas de bom-senso. Causam indignação e pena. Infelizmente essa espécie se multiplica em nosso País. Vivem dentro de ‘bolhas’ de ilusões e ignorância. Recebem ‘incentivos’ da classe, política nefasta e da mídia festiva. Os pilares da decência, competência e inteligência foram esquecidos.Mas isso não faz diferença, o importante é ostentar qualquer coisa, até burrice crônica e mau gosto.Um celular moderno faz muito sucesso entre os medíocres ‘fashion’. Celebridades pão com ovo! Esta galera não possui passado, presente e futuro. É vida fútil e inútil, mas tem muita gente que gosta. Pobre Brasil!

Mário Sérgio

São Bernardo


Rio Grande da Serra

‘Estou tranquilo e consciente, diz Claudinho Monteiro sobre cassação de Penha’ (Política, dia 27). Seria triste e desgastante para o município ter, em menos de quatro anos, duas cassações. O enfraquecimento da democracia no município seria um legado negativo para a cidade. Acredito que a atitude do presidente da Câmara de Rio Grande da Serra, Claudinho Monteiro, em não colocar em pauta um pedido de impeachment da prefeita Penha Fumagalli em ano eleitoral, é sábia. Sim, ele vai deixar os eleitores decidirem se a chefe municipal merece ou não permanecer no cargo através das urnas.

Eduardo Furtado

Mauá


Transparência

Segundo a ONG Transparência Internacional, o Brasil perdeu dois pontos e caiu 10 posições no IPC (Índice de Percepção da Corrupção) 2023. Segundo o relatório da organização, o País alcançou 36 pontos e ficou na 104ª colocação entre os 180 países avaliados, o que representa um desempenho ruim e coloca a Nação abaixo da média global, de 43 pontos. Parabéns ao desgoverno atual, ao pessoal do faz o “L” e aos isentões por mais essa conquista.

Vanderlei Retondo

Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;