Internacional Titulo
Foguete perdido após lançamento se destrói na atmosfera
Das Agências
28/12/2000 | 10:36
Compartilhar notícia


Um foguete ucraniano Cyclone-3, com seis satélites russos, com o qual foi perdido contato pouco depois de seu lançamento na noite de quarta-feira, se destruiu nas camadas densas da atmosfera, sem cair na terra, informou nesta quinta-feira o cosmódromo militar de Plessetsk (Norte), citado pela agência Itar-Tass.

A terceira seçao do foguete e os satélites que transportava se incendiaram na atmosfera no Extremo Leste russo, precisou o cosmódromo.

Informaçoes anteriores tinham indicado que o aparelho havia caído, assinalando como prováveis pontos do impacto do foguete os arredores da ilha de Wrangel, perto do círculo polar ou do mar de Bering entre a península russa de Kamchatka e o Alasca (Estados Unidos).

A queda do foguete em terra poderia ter tido sérias conseqüências para o meio ambiente, advertiu sem outras precisoes um especialista russo, que pediu para manter o anonimato.

Em princípio, os satélites que o foguete levava iam ser postos em órbita uns 40 minutos depois do lançamento do cosmódromo de Plessetsk ontem às 19h02 GMT (17h02 de Brasília).

A torre de controle perdeu contato com o aparelho umas duas horas depois do lançamento, no momento em que eram acionados os motores da terceira seçao, segundo as forças estratégicas, citadas pela agência de informaçoes militares AVN.

Por outra parte, o Ministério de Defesa evocou um defeito de fabricaçao no nível da terceira seçao do foguete para explicar o acidente.

Segundo os especialistas, os motores no nível da terceira seçao do aparelho nao foram ligados.

``Uma comissao especial foi criada para determinar as causas exatas' do acidente, informou um porta-voz do Ministério, citado pela Itar-Tass.

O Ministério de Defesa e a Agência Espacial russa tinham três satélites cada um a bordo do foguete.

O foguete Cyclone, desenhado e construído pela empresa ucraniana Yukhach, na regiao de Dnipropetrovsk (Leste da Ucrânia), pode colocar satélites em órbita até uma altura de 1 mil km, segundo a Agência Espacial russa.

Este novo incidente ocorre pouco depois de uma importante falha de comunicaçao com a estaçao espacial Mir.

No dia 21 de novembro passado, um foguete russo do tipo Kosmos-3M levando a bordo um satélite norte-americano se perdeu pouco depois de seu lançamento do cosmódromo militar de Plessetsk.

Os russos também têm tido problemas com seus foguetes do tipo Protón. Em julho e outubro de 1999, dois foguetes Protón lançados do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistao) explodiram no ar devido a uma falha de fabricaçao dos motores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;