Política Titulo
Campos Machado é o vice de Alckmin
Do Diário do Grande ABC
25/06/2000 | 18:16
Compartilhar notícia


O deputado estadual Campos Machado (PTB) é o candidato a vice-prefeito de Sao Paulo na chapa encabeçada pelo vice-governador Geraldo Alckmin Filho (PSDB). Machado foi escolhido em convençao municipal do seu partido, realizada neste domingo, no Ginásio do Ibirapuera. Ele foi o único a disputar a indicaçao.

Segundo o deputado petebista, a decisao de apoiar o PSDB teve três razoes básicas: os dois partidos já sao aliados desde 98, na reeleiçao do governador tucano Mário Covas, o PTB considera Alckmin o melhor candidato e o partido sonha com uma candidatura própria ao governo do Estado em 2002. Caso Alckmin, sempre citado como provável candidato de Covas à sua sucessao, seja eleito prefeito, ele abriria caminho para uma candidatura do PTB.

O presidente estadual do PTB, ex-deputado federal Gastone Righi, disse que o tucano é o candidato mais honesto e digno e tem uma vida pública de correçao e probidade. "O PSDB é nossa alma gêmea", completou.

Terceira via - Presente à convençao, junto com outras lideranças tucanas, Alckmin deixou claro em seu discurso que vai tentar se apresentar à populaçao como uma espécie de terceira via, ocupando um vazio que acredita existir entre as candidaturas de Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PPB). "Sao Paulo vai dizer nao à corrupçao e àqueles que administram para os seus partidos, de forma fechada", enfatizou.

O candidato do PSDB lembrou a aliança feita em 98 e disse que o PTB é "pé quente". Aliás, foi uma tônica nos discursos de tucanos e petebistas afirmar que Covas iniciou a disputa por sua reeleiçao em desvantagem nas pesquisas para depois vencer nas urnas.

Além de dar apoio a Covas na Assembléia Legislativa, o PTB tem o secretário estadual de Habitaçao, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro. A nova aliança, segundo Campos Machado, nao pressupoe a concessao de cargos em caso de vitória.

TV - Além do PSDB e do PTB, fazem parte da coligaçao majoritária o PV, o PAN, o PRP e o PSD. Eles terao o segundo maior tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, com cerca de seis minutos diários. A coligaçao com maior tempo é a formada por PFL e PMDB, que tem como candidato a prefeito o senador peefelista Romeu Tuma.

Durante a convençao, o PTB decidiu também pela coligaçao com o PSD na eleiçao para a Câmara Municipal. Juntos, os dois partidos lançarao 110 candidatos a vereador, 88 do PTB e 22 do PSD. Entre os candidatos petebistas estao os cinco atuais vereadores da legenda: Bruno Feder, José Amorim, Natalício Bezerra, Paulo Franja e Alan Lopes.

Participaram da convençao petebista 853 dos cerca de 400 mil filiados à legenda em Sao Paulo. Quatro votaram contra a aliança com os tucanos, 10 anularam o voto e 839 referendaram a coligaçao e o nome de Campos Machado como vice de Alckmin.

Os petebistas decidiram também que a Executiva Municipal poderá cassar o registro de candidato daqueles que nao respeitarem a coligaçao majoritária com o PSDB. O objetivo é evitar que um candidato a vereador trabalhe por um concorrente de outra coligaçao.

O PV, que integra a coligaçao majoritária, também fez sua convençao neste domingo, na Assembléia Legislativa. Os filiados confirmaram o apoio a Alckmin, conforme já haviam anunciado na sexta-feira, e lançaram 83 candidatos a vereador.

Maioridade - Campos Machado lançou em novembro de 99 uma campanha para diminuir a maioridade de 18 para 14 anos de idade no Brasil. Ele disse já ter 750 mil assinaturas apoiando a idéia. O deputado pretende reunir 1 milhao de assinaturas para encaminhar a proposta ao Congresso Nacional, a quem cabe levar o projeto adiante ou nao.

"É uma hipocrisia falar que a pessoa com 14 anos nao sabe o que faz", disse. Para o deputado, a grande falha do Plano Nacional de Segurança, apresentado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, é nao alterar a maioridade.

O deputado está em seu terceiro mandato na Assembléia. Em 98, foi reeleito com cerca de 90 mil votos. Em 96, disputou a Prefeitura de Sao Paulo e teve 1% dos votos. Ex-presidente estadual do PTB, Campos Machado é hoje o secretário-geral da Executiva Estadual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;