Internacional Titulo
Belgrado reúne 70 mil em manifestaçao
Do Diário do Grande ABC
14/04/2000 | 16:17
Compartilhar notícia


70 mil pessoas se manifestaram esta sexta-feira no centro de Belgrado, convocadas pela oposiçao sérvia para solicitar eleiçoes antecipadas, segundo estimativas da imprensa.

Sob um dia de sol, os grupos compactos de militantes ou simpatizantes dos partidos de oposiçao, entre eles o Movimento Sérvio de Renovaçao (SPO) de Vuk Draskovic e o Partido Democrático (DS) de Zoran Djindjic, desfilaram pelas avenidas centrais com bandeiras e cartazes rumo à praça.

A manifestaçao começou às 15h locais (10h20 Brasília) e terminou sem incidentes pouco antes das 18h locais (13h Brasília).

A dispersao dos manifestantes, que se reuniram na praça da República, no centro da capital, para reclamar eleiçoes antecipadas, foi feita em calma.

O ato começou com os manifestantes cantando o antigo hino religioso sérvio ``Boze pravde' (``Deus de justiça').

Todos os líderes da oposiçao foram tomando a palavra para esquentar os manifestantes, entre eles Draskovic e Djindjic. Um forte dispositivo policial com numerosas viaturas foi instalado nas principais ruas da capital.

Seis ônibus de militantes da oposiçao de Jagodina e Mladenovac (centro da Sérvia) foram impedidos de chegar ao centro de Belgrado pela polícia devido a ``irregularidades técnicas', disse à AFP o militante Danijel Pantic.

Mais de 300 ativistas que viajavam nos ônibus decidiram continuar a pé ou pegando carona, acrescentou.

A manifestaçao foi convocada por 16 partidos e coalizoes unidos sob o lema ``Fim ao terror - Eleiçoes livres'.

A oposiçao quer que o presidente iugoslavo Slobodan Milosevic convoque eleiçoes antecipadas e democráticas em todos os níveis na Sérvia. "Nao queremos viver em um campo de concentraçao', disse Draskovic, acrescentando que ``queremos ser homens, queremos a liberdade da vida, da imprensa, da palavra, do ensino'. "Somos a força que vai liberar a Sérvia', disse, por sua vez Djindjic. ``Este ano é o da luta pelas mudanças, lutaremos nas praças e nas ruas, nas cidades e nas aldeias até que tenhamos liberado a Sérvia'.

As eleiçoes municipais estao previstas para o final do ano, as legislativas para 2001 e as presidenciais para 2002.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;