Internacional Titulo
Violaçoes dos direitos humanos na Colômbia sao 'generalizadas'
Do Diário do Grande ABC
14/06/2000 | 17:10
Compartilhar notícia


As violaçoes dos direitos humanos e direito internacional se tranformaram em "algo generalizado" na Colômbia durante 1999, o que transforma tal país num dos capítulos negros do informe 2000 publicado esta quarta-feira pela Anistia Internacional.

"As principais vítimas da violência política continuam sendo civis, principalmente líderes comunitários", explica a organizaçao.

"Mais de 3.500 pessoas sofreram açoes violentas por causa de motivos políticos, dezenas desapareceram e 250.000 foram obrigadas a abandonar seus lares", denuncia o relatório.

O panorama geral que a Anistia traça em relaçao a Colômbia é muito pessimista: tanto os grupos armados de oposiçao como as organizaçoes paramilitares "sequestraram pelo menos mil pessoas, tanto por causa do resgate como por motivos políticos".

"A tortura continua sendo uma prática generalizada, normalmente acompanhada de mutilaçoes", conclui o documento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;