Internacional Titulo
Cresce número de homens infectados por HIV nos EUA
Da AFP
28/07/2003 | 17:33
Compartilhar notícia


O número de homens infectados pelo vírus da Aids aumentou em 2002 nos Estados Unidos, pelo terceiro ano consecutivo. As estatísticas preliminares foram publicadas nesta segunda-feira pelo Centro de Controle e Prevenção de Enfermidades (CCE).

Os diagnósticos de infecção pelo HIV aumentaram 7,1% em relação a 2001 na população masculina hetero e homossexual, conforme os dados recolhidos em 25 Estados pelo CCE e apresentados na Conferência Nacional para a Prevenção do HIV que se realiza em Atlanta, Geórgia (leste).

Desde 1999, o aumento do número de soropositivos entre a população masculina é de 17,7%, o que confirma outros estudos que mostram que os homens continuam sendo um grupo considerado como particularmente de risco.

As estatísticas mostram que o número de casos de soropositivos entre outros grupos vulneráveis (minorias, drogados, jovens) se manteve estável em 2002 em relação ao ano anterior.

"As cifras vêm reforçar o medo de que estejamos enfrentando um ressurgimento potencial do HIV entre os homossexuais e heterossexuais", constatou o diretor do centro nacional do CCE, Harold Jaffe.

As autoridades de saúde americanas estimam que o número de soropositivos no país se situa entre 850 e 950 mil, mas pelo menos uma quarta parte deles não sabe que está contaminada.

Ainda segundo dados preliminares, o número de casos de Aids declarados aumentou 2,2% nos Estados Unidos (42.136 casos novos em 2002). Contudo, a mortalidade por causa da Aids continua em queda, com 16.371 mortos, que equivalem a 5,9% a menos do que no ano anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;