Internacional Titulo
Sonda descobre vestígios de um mar congelado em Marte
Da AFP
21/02/2005 | 17:07
Compartilhar notícia


A sonda européia ‘Mars Express’ teria detectado blocos de gelo sob a superfície de Marte que podem representar vestígios de um mar congelado. Estes sinais, descobertos a cinco graus ao norte do Equador marciano, seriam a primeira constatação da existência de uma grande massa de água.

Segundo a equipe ‘Mars Express’, conduzida por John Murray, da Open University, na Grã-Bretanha, este mar de gelo poderia ter 900 km de comprimento, 800 km de largura e 45 metros de profundidade. Imagens, tomadas pela câmara de alta resolução da ‘Mars Express’, mostram estruturas que se parecem às descobertas perto dos pólos.

Estas estruturas estariam protegidas por uma camada de cinza vulcânica de apenas alguns centímetros, o que explicaria o fato de elas não se fundirem, segundo a equipe internacional que fez estas observações.

As observações do Planeta Vermelho, em especial durante esta última década, dão a impressão de que alguma vez existiu grande quantidade de água em Marte, mas que se evaporou ou está sob a forma de gelo nos pólos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;