Internacional Titulo
Dezoito países pedem proibição de testes nucleares
Da AFP
14/09/2002 | 21:58
Compartilhar notícia


Os chanceleres de 18 países pediram na ONU neste sábado o início da vigoração do Tratado de Proibição de Testes Nucleares (CTBT). O pedido veio particularmente de países que dispõem de armas nucleares, e faz um apelo aos estados que ainda não o tenham feito que ratifiquem o tratado, considerado "uma ferramenta maior no espaço do desarmamento e os esforços em curso para evitar que as armas nucleares se expandam ainda mais".

"Pedimos aos estados que ainda não assinaram e ratificaram o CTBT, em particular aqueles cuja ratificação é necessária para que entre em vigor, que o façam o mais rápido possível", declararam.

Três potências nucleares — Rússia, França e Grã-Bretanha — assinaram o pedido em Nova York durante a Assembléia Geral da ONU. A esses países somaram-se África do Sul, Austrália, Canadá, Chile, Coréia do Sul, Hungria, Japão, Jordânia, Nigéria, Nova Zelândia, Países Baixos, Peru, Filipinas, Suécia e Turquia.

O CTBT foi adotado em 24 de setembro de 1996 pela ONU. Foi assinado por 165 países e ratificado por 93. Entre os 44 países com capacidade nuclear cuja ratificação é necessária para que entre em vigor, só 31 o ratificaram.

Estados Unidos, China, Israel e Irã o assinaram, mas não ratificaram. Coréia do Norte, Índia e Paquistão não o assinaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;