Nacional Titulo
Programas sociais reduziriam violência em SP, diz estudo
Do Diário OnLine
19/02/2003 | 21:53
Compartilhar notícia


Um estudo feito pela Prefeitura de São Paulo que a queda das taxas de homicídio na cidade foi maior nos bairros onde existem programas sociais. Enquanto nos 50 distritos contemplados com esses programas a baixa foi de 10,7% de 2001 para 2002, nos outros 46 distritos foi de 7,7%.

Assim, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu de 90,2 assassinatos para 79,5, em média, nos dez distritos mais violentos da capital paulista, todos beneficiados por programas sociais. Destes, sete apresentaram redução da taxa e sete, aumento.

Apesar da redução na taxa de assassinatos, o secretário do Trabalho da Prefeitura, Márcio Pochmann, disse que não há como garantir que a queda esteja diretamente ligada com os programas sociais. “Os projetos não foram feitos para combater a violência, mas tudo leva a crer que eles contribuem para a diminuição dela”, disse.

Atualmente, a cidade é contemplada por cinco programas sociais, incluindo o Renda Mínima, o Bolsa Trabalho e o Começar de Novo. Segundo Pochmann, nos últimos dois anos, a Prefeitura investiu R$ 314 milhões nos programas sociais, e a previsão para 2003 é investir mais R$ 227 milhões.

Em 2002, 5.424 pessoas foram assassinadas na capital e 11.897 no Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;