Internacional Titulo
Papa pede clemência para presos do mundo inteiro
Do Diário do Grande ABC
29/06/2000 | 17:49
Compartilhar notícia


O Vaticano divulgará sexta-feira um apelo do papa aos governantes de todos os países, no qual Joao Paulo II pede um ato de clemência em favor dos "irmaos" que cumprem condenaçoes nas prisoes do mundo inteiro.

O texto faz parte da mensagem preparada para celebrar o jubileu dos cárceres - um documento de 12 páginas que será publicado em italiano, português, espanhol, francês, inglês, alemao e polonês. Nele, o papa sugere que o ato de clemência dos poderosos da Terra se traduza no mínimo numa reduçao, mesmo modesta, dos tempos das penas. No seu apelo, Joao Paulo II deixará deliberadamente a critério de cada governo nacional a escolha da fórmula de clemência que quiser e puder conceder. Nao faz a menor referência a anistias ou a indultos. Preferiu insistir no pedido de "um claro sinal de sensibilidade da parte das autoridades".

Enfim, uma liberdade de opçao que o papa prefere insinuar, levando em conta principalmente a situaçao da Itália, onde a preocupaçao com o agravamento da frágil segurança social foi recentemente expressa pelo seu episcopado nacional.

O governo italiano de centro-esquerda se demonstra confuso e imobilizado pelas muitas restriçoes que os partidos e a opiniao pública fazem a qualquer tipo de perdao que beneficie os presidiários. Sao quase 56 mil "residentes" de 270 prisoes (quase sempre velhas e obsoletas) construídas para receber no máximo 42 mil pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;