Cultura & Lazer Titulo
‘Planeta dos macacos’ estréia renovado
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
16/06/2001 | 17:43
Compartilhar notícia


Macacos me mordam!, diria Robin, o parceiro do homem-morcego. O Planeta dos Macacos (1968), cult dirigido por Franklin J. Schaffner, ganhará uma versão de Tim Burton, o cineasta de filmes excêntricos como Batman – O Retorno (1992) e Edward, Mãos de Tesoura (1990). O remake, esperadíssimo, já tem estréia confirmada para 27 de julho nos Estados Unidos e 3 de agosto no Brasil.

No original, passado no ano 3978, um astronauta acorda, após uma longa viagem, em um planeta dominado por macacos racionais que escravizam e matam seres humanos. Charlton Heston vive o astronauta que foge do massacre e se transforma em motivo de discussão entre jovens chimpanzés antropólogos e seus chefes gorilas.

O filme, baseado no romance de Pierre Boulle, também autor de A Ponte do Rio Kwai, teve quatro seqüências e inspirou duas minisséries de televisão, uma delas como desenho animado, além de ter faturado US$ 280 milhões. Também ganhou um Oscar pela maquiagem de John Chambers. E Boulle julgava sua obra infilmável.

O Planeta dos Macacos de Burton promete não ser apenas uma refilmagem. Para espantar curiosos, o diretor fez nada menos do que cinco finais para a história, embora as sinopses sejam muito parecidas. Leo Davidson (Mark Wahlberg) é um astronauta que comanda um teste espacial de rotina. A missão acaba pousando em um estranho planeta comandado por macacos. Ari (Helena Bonham Carter), a princesa do lugar, é humanista e acredita que humanos e macacos podem conviver em paz. Mas, infelizmente, o guerreiro Baldar (Michael Clarke Duncan) pensa o contrário, e grande parte de sua população também.

Como é costume em grandes produções, muitas curiosidades envolveram o projeto, que inicialmente seria dirigido por James Cameron (de Titanic) e protagonizado por Arnold Schwarzenegger. Nomes como Harrison Ford, Nicolas Cage, Kevin Costner e James Wood também foram considerados – e descartados.

A equipe que completa os créditos conta ainda com o veterano maquiador Rick Baker, vencedor de cinco Oscar da categoria. Baker chegou a opinar sobre a escolha do elenco. Suas determinações ajudaram os produtores a selecionar os atores para os papéis principais. Isso porque, para que o resultado das máscaras de macaco ficasse bom, a pessoa tinha de ter o rosto ideal.

A maior especulação, no entanto, está em torno da edição da cena de sexo entre o personagem humano de Wahlberg e a macaca interpretada por Helena. Diz-se nos bastidores de O Planeta dos Macacos que os executivos da Fox temeriam que a cena de bestialismo fosse um exagero que acabasse elevando a censura do filme.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;