Internacional Titulo
Bispo católico chinês está desaparecido há quatro anos, diz Vaticano
Da AFP
11/05/2005 | 18:13
Compartilhar notícia


O Vaticano informou que Shi Enxiang, 83 anos, bispo de Yixian, na província de Hebei, está desaparecido há quatro anos. Shi, fiel à Igreja Católica Romana e não à Igreja controlada pelo governo de Pequim, desapareceu em 13 de abril de 2001. A denúncia foi feita pela Rádio do Vaticano, que ainda informou que Shi pertencia a uma igreja clandestina, mas reconhecida pela Santa Sé: a Igreja do Silêncio.

As autoridades federais e da província de Hebei negaram envolvimento no desaparecimento do bispo e disseram não possuir nenhuma informação sobre seu paradeiro. As declarações, veiculadas pela rádio do Vaticano, foram contestadas por algumas pessoas que informaram que Shi pode ter morrido na prisão, tal qual outros bispos.

O governo chinês apóia uma Igreja Católica do país e não acredita na autoridade do papa. Seus fiéis chegam a quatro milhões de seguidores, enquanto a igreja clandestina diz ter milhões de fiéis.

As relações entre Pequim e o Vaticano cessaram em 1957, quando o papa Pio XII excomungou dois bispos indicados pelo governo chinês. A partir daí, a Santa Sé iniciou diálogos com Taiwan, uma "província rebelde" para as autoridades chinesas. Atualmente, a Igreja Oficial espera que Bento XVI, o novo papa, melhore suas relações com a China.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;