Internacional Titulo
Israelenses aprovam escolha de Lieberman como vice de Gore
Do Diário do Grande ABC
08/08/2000 | 17:24
Compartilhar notícia


Os dirigentes israelenses evitaram esta terça-feira declarar oficialmente sua satisfaçao pela escolha do judeu Joseph Lieberman como companheiro de chapa do candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Al Gore, enquanto os meios de comunicaçao aplaudiram a designaçao.

Para nao ser acusados de ingerência nos assuntos norte-americanos, se mostraram prudentes, levando em conta que as últimas pesquisas dao ao candidato republicano George W. Bush uma nítida vantagem para a eleiçao de novembro.

Os dirigentes palestinos também se mostraram prudentes, embora Lieberman seja considerado favorável a Israel.

``Israel nao tem nenhuma intençao de envolver-se nas eleiçoes, que sao um assunto interno norte-americano', disse à AFP um representante do Ministério israelense de Relaçoes Exteriores. Um porta-voz da presidência do Conselho também se recusou a fazer qualquer comentário, pelas mesmas razoes.

Entretanto, uma autoridade que pediu o anonimato disse que Lieberman ``é um grande amigo de Israel, que já visitou várias vezes'.

O ministro encarregado da Diáspora, o rabino Michael Melchior, foi prudente em uma declaraçao reproduzida pela imprensa. ``Na qualidade de ministro, deixo a política norte-americana para os norte-americanos, mas como judeu expresso minha satisfaçao pelo fato de um judeu, com uma identidade judia, chegar a tao alta posiçao', declarou Melchior.

Um ex-embaixador israelense em Washington, Zalaman Shovav, membro do Likud (principal partido de oposiçao de direita), considerou por sua parte que se a dobradinha Gore-Lieberman for eleita, ``a Casa Branca estará menos próxima de Paz Agora do que tem estado sob Bill Clinton'.

Paz Agora é um movimento da esquerda israelense contrário à colonizaçao dos territórios palestinos.

A imprensa israelense por sua vez aplaudiu a designaçao de Lieberman, o primeiro judeu a ser nomeado candidato à vice-presidência dos Estados Unidos.

Em um editorial intitulado ``Um judeu para a Casa Branca', o Jerusalem Post disse: ``Sempre se afirmou que um judeu nao poderia chegar nunca ao cargo de presidente dos Estados Unidos. Esta crença, que constitui talvez a última barreira à igualdade total e à aceitaçao dos judeus norte-americanos, foi finalmente derrubada em sua raiz'.

O Haaretz (liberal) considera que Israel ``tem um amigo em uma posiçao elevada'. ``O senador Lieberman é uma das autoridades norte-americanas que melhor conhecem os problemas de defesa de Israel. Mas estas estreitas relaçoes com os dirigentes israelenses jamais garantiram um apoio automático a qualquer iniciativa israelense'.

Para o jornal Maariv, Lieberman, embora tenha se pronunciado em favor da transferência da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém, ``é antes de tudo um patriota norte-americano, que se opoe à libertaçao de Jonathan Pollard', um espiao israelo-americano condenado à prisao perpétua por espionagem em favor de Israel.

Do lado palestino, o secretário do gabinete, Ahmed Abdelrahmán, declarou à AFP que a Autoridade Palestina considera esta nomeaçao como ``um assunto interno norte-americano'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;