Internacional Titulo
EUA alegam que diplomacia não funciona com Iraque
da AFP
13/01/2003 | 15:26
Compartilhar notícia


O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, defendeu nesta segunda-feira diferentes posições em relação à Coréia do Norte e ao Iraque, alegando que a diplomacia não funciona com Bagdá.

"O presidente está preocupado com a nuclearização da península coreana mas estima que a melhor forma de resolver a questão é através da diplomacia", declarou Fleischer durante um encontro com os jornalistas.

"Segundo o presidente, a história demonstra que a diplomacia não funciona com o Iraque" e, por esse motivo, Washington "considera ativamente a opção militar", frisou.

Ouvido sobre as declarações do diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed El Baradei, segundo as quais os inspetores em desarmamento no Iraque precisariam de "alguns meses" para concluir sua missão, Fleischer respondeu que o presidente George W. Bush "não fixou nenhum prazo" para as inspeções.

Em relação à Coréia do Norte, desmentiu que a Casa Branca tenha mudado de posição ao não descartar uma ajuda adicional a Pyongyang.

O secretário de Estado adjunto americano, James Kelly, em visita a Seul, reiterou nesta segunda-feira que Washington está disposto a um diálogo com a Coréia do Norte e considera a possibilidade de conceder uma ajuda econômica ao país, se o governo coreano abandonar suas ambições nucleares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;