Política Titulo
Tarso e Amorim terão que explicar deportação de cubanos
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
09/08/2007 | 20:17
Compartilhar notícia


Os ministros Tarso Genro, da Justiça, e Celso Amorim, das Relações Exteriores, serão convidados pelo Senado e pela Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a repatriação dos dois boxeadores cubanos que participaram dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou requerimento do líder do PSDB, Arthur Vírgilio (AM), convidando Tarso para dar explicações sobre o caso.

O requerimento de Virgílio, que também foi assinado pelo tucano Eduardo Azeredo (MG), propunha ainda convidar o chanceler Celso Amorim para dar explicações. Azeredo concordou em retirar do requerimento o chanceler, depois que o presidente da comissão, Heráclito Fortes (PI), argumentou que o Ministério das Relações Exteriores não teria nenhuma participação no caso.

A data para o comparecimento do ministro à comissão Tarso Genro ainda não foi marcada.

Na quarta, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou três requerimentos sobre o mesmo assunto, dos quais dois foram assinados pelos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Raul Jungmann (PPS-PE). Os parlamentares requerem informações sobre a repatriação dos atletas cubanos aos ministros Celso Amorim e Tarso Genro.

O outro requerimento, de autoria do deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), é para que os ministros da Justiça e das Relações Exteriores sejam convidados para prestar esclarecimentos sobre a repatriação dos atletas.

Os boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, que integravam a delegação cubana nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, deixaram a Vila Olímpica no dia 22 de julho e não voltaram mais. Eles só foram localizados dias depois, na cidade fluminense de Araruama, na região dos Lagos. Rigondeaux e Lara prestaram depoimento sexta-feira e foram deportados no dia seguinte para Cuba.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;