Cena Política Titulo Cena Política
Tática de Auricchio na sombra de Tite
Por Da Redação
Do Diário do Grande ABC
29/11/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
Gilmar/DGABC


As articulações nos bastidores do Palácio da Cerâmica seguem a todo vapor e, nas últimas semanas, a bola da vez tem sido o ex-prefeito interino e hoje vereador Tite Campanella (Cidadania) na bolsa de apostas governistas sobre quem o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) vai escolher como nome do Paço à sucessão. O grande ponto, porém, é que também tem ganhado corpo o passado de Auricchio com relação a nomes que buscam se viabilizar longe de suas estratégias. Em 2012, quando o então vereador Paulo Pinheiro costurava sua candidatura à Prefeitura – Pinheiro era da base do prefeito, diga-se –, Auricchio buscou a todo custo indicar série de partidos ao então aliado. Pinheiro não acreditou e se filiou no MDB. Não faltou pressão para que o MDB abortasse a candidatura de Pinheiro. A cúpula do partido manteve o projeto e o que se viu foi Pinheiro derrotar Regina Maura Zetone (então PTB, hoje PSDB), candidata auricchista. Agora, aliados de Auricchio apostam em repetição do filme: o prefeito fará oferta a Tite para que ele se filie em uma legenda próxima e, depois, passa a ter o controle do processo. Resta saber se Tite embarcará ou se assistiu ao filme antigo.

Recado dado

Apesar da agenda do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, em Santo André, com o vice-prefeito Luiz Zacarias (PL), aliados do prefeito Paulo Serra (PSDB) garantem que nada mudou no planejamento do tucano a respeito da eleição do ano que vem. Paulo Serra já avisou que só irá escolher seu candidato à sucessão em abril, depois do aniversário da cidade, e assegurou que o nome sairá do PSDB. Interlocutores do chefe do Executivo consideram o PL um partido aliado e que Zacarias é figura extremamente leal ao Paço, mas que a cidade está identificada com o modelo tucano de gestão.

Olho vivo

Vereadores da base de sustentação ao prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), criticaram a chefe do setor de cerimonial da Câmara, Heloísa Coli Bizzoto, pelo fato de ela ter, durante solenidade do Dia da Consciência Negra, chamado Luiz Fernando Teixeira (PT) de deputado estadual e pré-candidato a prefeito. Para alguns, a referência à pré-candidatura do petista ultrapassou as linhas da solenidade.

Cidadão diademense

Por falar em Luiz Fernando Teixeira, a Câmara de Diadema analisa amanhã o pedido de concessão de título de cidadão ao deputado estadual que tem domicílio eleitoral em São Bernardo. O projeto de lei foi apresentado pela vereadora Lilian Cabrera (PT), uma das aliadas de Luiz Fernando em Diadema.

Pavimentado

O placar de 7 a 0 a favor do prefeito Guto Volpi (PL) no processo movido pelo Podemos de Ribeirão Pires no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra sua eleição no pleito suplementar fez com que cessasse o burburinho, dentro do Paço, de debandada de aliados do liberal. Aliados do chefe do Executivo agora dizem que, pós-placar de unanimidade, Guto está mais confortável de realinhar quadros políticos da gestão de olho em 2024.

Dia do Cabeleireiro

A Câmara de São Bernardo organizou na segunda-feira a sessão solene pelo Dia do Cabeleireiro. A atividade foi realizada pelo mandato do vereador Toninho Tavares (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;