Internacional Titulo
Pequena república ameaça se separar da Iugoslávia
Do Diário do Grande ABC
12/11/1999 | 12:51
Compartilhar notícia


O presidente de Montenegro, Milo Djukanovic, disse que apesar da ameaça de outra guerra nos Bálcas, sua pequena república se separará da Iugoslávia se continuar a "ditadura" de Slobodan Milosevic.

Djukanovic disse que, embora compreenda os pedidos ocidentais para que Montenegro continue dentro da Iugoslávia para respaldar mudanças democráticas na Sérvia, sua responsabilidade principal é com sua república. "Respeito os interesses da comunidade internacional", salientou Djukanovic à emissora independente Index, de Belgrado. "Mas devo primeiro proteger os interesses de Montenegro, sua democratizaçao, seu progresso econômico e sua integraçao" em instituiçoes internacionais.

O presidente disse reconhecer o medo que têm os países ocidentais de que Slobodan Milosevic cause outro conflito bélico nos Bálcas caso Montenegro se separe da federaçao iugoslava, como fez com as ex-repúblicas iugoslavas da Eslovênia, Croácia e Bósnia, e mais recentemente na província sérvia de Kosovo.

"Considerando as tendências naturais do senhor Milosevic, nao se pode descartar uma quinta guerra nos Bálcas. Mas deve ficar claro ante a comunidade internacional que nao pode haver estabilidade nos Bálcas com a preservaçao de uma ditadura", afirmou o presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;