Economia Titulo
Agência reúne APL de autopeças
Do Diário do Grande ABC
17/11/2004 | 10:59
Compartilhar notícia


Representantes de 21 empresas do setor de autopeças se reuniram nesta terça na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em mais uma ação para desenvolver o projeto de APL (Arranjo Produtivo Local) na região. O programa é resultado de parceria entre a Agência e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) nacional e estadual para alavancar cadeias produtivas locais.

O programa envolve 60 empresas dos setores de autopeças, plástico e ferramentaria. Os dois últimos segmentos já realizaram reuniões que visaram à capacitação de empresários ou representantes de empresas em nível de gerência. Atualmente, o programa está na segunda fase e prevê plano de ação a curto prazo para as empresas dos três setores. Para definir a estratégia foi contratada a Expodel Consultoria Especializada, empresa que vai promover uma análise empresarial e assessorar os grupos.

O projeto de APL prevê também para breve um diagnóstico do chão de fábrica dos três setores para identificar problemas e propor soluções. A idéia é implementar mudanças que possam possibilitar melhoras em produtividade, redução de custos e qualidade.

Um dos participantes, o gerente industrial Norberto Luiz Perrella, da metalúrgica Ferkoda, de Mauá, comentou que o objetivo da empresa em participar do projeto de APL é buscar inovação tecnológica para manter a competitividade no mercado em que atua. A empresa tem 250 funcionários e fabrica 2,5 milhões de peças por mês.

Outra metalúrgica, a Heral, de Diadema, fabricante de porcas e elementos de fixação, participa do programa com o objetivo de incrementar a cadeia produtiva do setor. Segundo o gerente industrial Vanderlei Nicola, o projeto tem estendido benefícios também para outras empresas. Ele diz ter levado para o encontro empresas subfornecedoras, que são clientes da empresa, e conseguiu perceber melhorias em processo e qualidade – evolução difícil em se tratando de micro e pequenas empresas, que muitas vezes não têm condições de contar com uma assessoria externa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;