Internacional Titulo
Israel diz que perdeu a oportunidade de paz com a Síria
Do Diário do Grande ABC
30/03/2000 | 14:56
Compartilhar notícia


O Governo israelense considera que a oportunidade de um acordo de paz com a Síria passou, enquanto os Estados Unidos pedem aos dois países que nao percam as esperanças de retomar as negociaçoes.

``Depois do encontro de Clinton e Assad em Genebra, o sentimento dominante aqui é o de que a oportunidade passou. Barak acredita que a possibilidade de conseguir um acordo com a Síria se reduziu, porque já demos passos enormes em direçao a Damasco e nao podemos ir mais longe', disse um dirigente israelense que pediu anonimato.

De acordo com fontes do gabinete de Barak, o presidente americano Bill Clinton pediu a Israel que dê nova oportunidade às negociaçoes com a Síria, ao menos ``durante as próximas três semanas'. O pessimismo do governo israelense se deve ao fracasso das conversas entre Clinton e Assad, que deveria ter marcado a retomada das negociaçoes de paz entre Síria e Israel. De acordo com as mesmas fontes, os americanos entendem a posiçao de Israel, que na avaliaçao dos próprios israelenses teria feito grandes esforços para chegar a paz.

``Nao creio que Assad esteja à frente de um governo tao flexível quanto o nosso. Fizemos tudo para compreender sua posiçao, fomos muito sensíveis e acreditamos que ele perdeu a oportunidade de fazer um acordo', disse um funcionário do ministério israelense.

O funcionário ressaltou que Israel nao pode renunciar à soberania sobre o lago Tiberíades, que fornece 40% da água do país. Ele acrescentou que Israel se propoe a ceder aos sírios as fontes de água de Al Hama, na margem oriental do lago e também as fontes dos rios Banyas e Hatsbani.

O jornal Jerusalem Post, que também cita uma autoridade israelense, disse que as negociaçoes entre Israel e Síria serao retomadas em abril. O jornal Basam Abu Sharif traz uma entrevista com um conselheiro do líder palestino Yasser Arafat que diz: ``espero que nos próximos dez dias as discussoes de Genebra dêem frutos e as negociaçoes sejam retomadas antes de 15 de abril'. O jornal israelense Haaretz diz que Clinton propôs a Israel e Síria nomear um emissário especial para tentar, pela última vez, relançar as negociaçoes entre os dois países.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;