Esportes Titulo
Gramado do Anacleto recebe alta tecnologia
Do Diário do Grande ABC
27/01/2001 | 20:33
Compartilhar notícia


O novo gramado do estádio Anacleto Campanella não deixa nada a dever para outros grandes centros futebolísticos do país. Ele foi inteiramente replantado, com moderno sistema de drenagem, irrigação automática diariamente das 6h e às 18h, e resistente aos rigores do verão e inverno. O campo foi feito de modo que a água não fique empossada no centro, facilitando o escoamento mesmo em dias de chuvas mais fortes. O responsável pela obra, o engenheiro agrônomo Roberto de Chaves Fontes, garante que o novo gramado não perde para os dos estádios do Guarani, Santos, Ponte Preta, Etti/Jundiaí e Palmeiras. O replantio total de um campo, hoje, não sai por menos de R$ 90 mil.

Roberto Fontes, da empresa Gramados Perfeitos, descobriu no início da década de 90 que tratar da saúde de alguns campos de futebol era “um grande negócio”. Ele mantém cerca de 30 funcionários que prestam assessoria para mais de dez estádios no Brasil. Segundo o engenheiro, se o São Caetano preservar bem o campo, não terá problemas tão cedo.

“Um bom gramado não se vê por acaso. Você tem de tratá-lo com carinho, plantar juntas as gramas esmeralda e bermuda, que se adaptam tanto ao verão quanto ao inverno. Além disso, é preciso irrigá-las, despejar substratos orgânicos nos momentos certos que dão força em seu crescimento. Também não adianta fazer um campo magnífico, verdinho e fazer jogos e treinos consecutivos. Aí você mata a grama, sem a menor dúvida”, declara Fontes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;