Internacional Titulo
67% dos militares sofreram com racismo, diz estudo
Do Diário do Grande ABC
23/11/1999 | 15:50
Compartilhar notícia


O maior estudo feito até agora sobre relaçoes raciais nas Forças Armadas americanas demonstra que 67% dos militares sofreram durante a vida profissional pelo menos um incidente de caráter racista.

A pesquisa envolveu 40.670 militares, que responderam a um questionário de 16 páginas entre setembro de 1996 e fevereiro de 1997 e foi publicada na noite de segunda-feira pelo Pentágono.

A investigaçao demonstra que as minorias raciais denunciam mais este tipo de incidentes, que vao desde a injúria às agressoes. Entre os entrevistados, 76% dos negros, 79% dos hispânicos, 76% dos indianos e 70% dos asiáticos e das pessoas originárias das ilhas do Pacífico que usam uniforme declararam que sofreram ofensas de caráter racista.

Sessenta e três por cento dos brancos também sofreram um incidente racista e entre 10 e 12% foram vítimas de ameaças ou de ataques físicos.

Segundo o estudo, 18% dos negros, 17% dos indianos, 13% dos hispânicos, 10% dos asiáticos e pessoas originárias das ilhas do Pacífico contra 4% de brancos denunciaram terem sido vítimas de discriminaçoes nas tarefas que lhes foram designadas.

Nove por cento dos negros consideraram que a cor da pele foi motivo de um castigo contra apenas 2% dos brancos. Para a maioria dos grupos étnicos, com exceçao dos negros, quanto maior é a patente menos incidentes de caráter racista sao denunciados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;