Internacional Titulo
Células-tronco regeneram neurônios em cérebro de rato
Da AFP
26/07/2004 | 20:35
Compartilhar notícia


Pesquisadores conseguiram pela primeira vez utilizar células-tronco para regenerar neurônios em uma região danificada do cérebro de um rato. Os resultados, obtidos num estudo da Academia Nacional de Ciências americana publicado nesta segunda-feira, trazem a esperança de recuperação para pessoas com lesões cerebrais graves.

"Não estamos dizendo que podemos tratar pacientes imediatamente, mas já é um grande progresso", comemorou o neurocirurgião Gary Steinberg, da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

Os acidentes vasculares cerebrais matam neurônios, células que não se regeneram naturalmente, e atualmente deixam um vazio permanente no cérebro que pode impedir uma pessoa de falar ou de se mexer. Regenerar o tecido cerebral com novos neurônios é um dos objetivos da pesquisa com células-tronco.

A equipe de Steinberg constatou que células-tronco de fetos injetadas no cérebro de um rato podem se deslocar para o lugar certo e se transformar nos neurônios que estavam faltando. No entanto, não ficou claro se as células-tronco permitem aos ratos recuperar suas funções cerebrais após um acidente vascular cerebral.

Os pesquisadores preferiram utilizar células-tronco de um feto em vez de células de um cérebro adulto, pois estas não sobrevivem muito tempo ou não migram para o lugar certo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;