Economia Titulo
Governo russo aprova construção de oleoduto em direção ao Japão
Da AFP
31/12/2004 | 16:20
Compartilhar notícia


O governo russo informou, por meio de um documento oficial publicado nesta sexta-feira em seu site, que aprovou a construção de um oleoduto que irá da Sibéria oriental ao Japão. A decisão diz respeito "à elaboração do projeto e a construção de um sistema de oleodutos de uma capacidade de 80 milhões de toneladas seguindo o itinerário Taichet (região de Irkutsk) - Skorovodilo (região de Amur) - baía Perevoznaia (região de Primorié)".

O governo confiou a tarefa de coordenar o projeto ao Ministério da Indústria e Energia e afirmou que seu nome será "Oleoduto da Sibéria oriental - Oceano Pacífico".

Há vários anos dois projetos competiam para o transporte para a Ásia das reservas de petróleo da Sibéria Oriental. Um deles iria em direção ao porto de Najodka, para abastecer o Japão e o outro para a China.

Em setembro, as autoridades russas anunciaram que o projeto japonês (4.130 km, todo no território russo) tinha a preferência, destacando ao mesmo tempo que faltava ainda estabelecer sua rentabilidade.

Pequim anunciou posteriormente que a Rússia garantiu que vai analisar uma derivação para a China a partir do oleoduto para o Japão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;