Nacional Titulo
Exército encerra Operaçao Mandacaru
Do Diário do Grande ABC
18/01/2000 | 16:41
Compartilhar notícia


A Operaçao Mandacaru, iniciada no mês de novembro com o objetivo de erradicar o plantio de maconha no sertao de Pernambuco e da Bahia - no chamado Polígono da Maconha -, começa a ser desativada.

O coordenador da operaçao, general Gilberto Serra, anunciou terça-feira que a partir da próxima quinta-feira, dia 20, os cerca de 1.500 soldados do Exército começam a "desarmar o circo". O secretário da Defesa Social, coronel Iran Tavares, quer, no entanto, a permanência dos equipamentos militares para apoiar a açao das polícias Civil e Militar na regiao.

O coronel disse que vai requisitar dois helicópteros da FAB e dois barcos da Marinha para patrulhamento nas ilhas do Rio Sao Francisco. "Estas áreas sao de difícil acesso e estao sendo bastante utilizadas pelos plantadores", explicou o oficial, adiantando que este trabalho deve continuar por, pelo menos, mais seis meses.

As barracas de campanha também serao solicitadas para a continuaçao dos bloqueios em pontos estratégicos das estradas federais e estaduais.

O assessor de Comunicaçao da Polícia Federal, Jaime Lielson, considerou a operaçao fundamental no combate aos plantios clandestinos.

Segundo ele, os agentes federais continuarao fazendo operaçoes periódicas, embora reconheça que a falta de verbas e de efetivo é o principal problema para concretizaçao dos inúmeros projetos elaborados pelo DPF.

O general Serra garantiu que o governo federal vai tomar providências para evitar a retomada da produçao em larga escala do entorpecente. Ele considera o apoio financeiro que o Banco do Nordeste vem dando aos pequenos agricultores como o ponto principal para diminuiçao do poder dos chefes das quadrilhas, que financiam a produçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;