Social Titulo Diversidade
Diadema dá posse aos Conselhos da Pessoa Idosa e com Deficiência

Cada órgão conta com 8 titulares e 8 suplentes representando a sociedade civil, eleitos democraticamente em setembro. Outros 8 membros representando secretarias do governo completam o quadro de conselheiros

Coluna Social
15/10/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
Mauro Pedroso/Divulgação


 Escolhidos para dar voz aos mais velhos e aos deficientes, novos membros tomaram posse dos Conselhos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência de Diadema. Foram 64 conselheiros, dentre titulares e suplentes, eleitos para representar a sociedade civil.

“Esses conselhos de direitos têm um importante papel na formulação e deliberação de políticas públicas para essas duas populações,” explicou Zuleica Maria da Silva, secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC).

Antes de dar posse aos novos integrantes, as duas presidentes que encerravam seus mandatos fizeram uma breve prestação de contas às comunidades.

CMPI

Sandra Gasparetto, que encerrava seu termo à frente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), afirmou que foram dois anos de muito aprendizado. “Graças a uma doação da empresa ArcelorMittal para o Fundo Municipal do Idoso, conseguimos construir o Plano Municipal da Pessoa Idosa e reativar o Fundo propriamente dito, que agora está apto a captar mais recursos. Ainda com esta doação, realizamos a campanha “O Respeito Não Envelhece”, que contou com cartazes e uma cartilha com direitos dos idosos, além de uma sensibilização junto a diversos serviços da cidade para os cuidados com a população idosa, como em transportes públicos e na Saúde. Realizamos também um chamamento público para a formação de cuidadores de idosos, começamos a construir o site do conselho e, no dia 26/10, realizaremos uma grande atividade para celebrar o encerramento do Mês da Pessoa Idosa, no Teatro Clara Nunes.”

COMPEDE

Maria Lopes, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE), destacou que este é um conselho ainda recente na cidade, em seu primeiro mandato. “Temos ainda muita coisa a ser feita. Mesmo assim, conseguimos articular nossos pleitos em várias secretarias municipais, como na Educação, com a qual conseguimos transporte com monitores para que os alunos chegassem às instituições que frequentam, uma demanda antiga dos familiares de crianças e jovens com deficiência. Também realizamos pré-conferências nos serviços, onde as próprias pessoas tiveram vez e voz para manifestar seus desejos e inquietações, em preparação para a grande Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência que ocorrerá dia 24/10, no Centro Cultural Okinawa.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;