Internacional Titulo
Ben Laden é responsável por atentado ao USS Cole, diz jornal
Do Diário do Grande ABC
27/10/2000 | 17:40
Compartilhar notícia


Os serviços de informaçao dos Estados Unidos possuem ``provas concretas' da implicaçao do magnata islamita Usama ben Laden no atentado contra o navio de guerra americano USS Cole, no qual morreram 17 fuzileiros, informou nesta sexta-feira o jornal USA Today.

As provas recolhidas mostram que Ben Laden (acusado de terrorismo pelos Estados Unidos) financiou o atentado ocorrido a 12 de outubro passado no porto iemenita de Aden, para onde enviou um tenente para supervisioná-lo, afirma o jornal, que cita fontes anônimas.

Há informaçoes que Ben Laden estava na manha de quinta-feira em Jalalabad (Afeganistao). A explosao de um bote que ajudava o contratorpedeiro USS Cole na manobra de atracaçao atingiu em cheio um lado da embarcaçao, onde abriu um enorme rombo.

O FBI recusou-se a confirmar a pista Ben Laden. ``É muito cedo nesta etapa' da investigaçao, disse o porta-voz Steven Berry.

Se ficar claro na investigaçao que a organizaçao al-Qaeda, do milionário de origem saudita é responsável, nao se exclui a possibilidade de que Washington decida vingar seus mortos com uma operaçao de represália, como fez em 1998, depois dos atentados contra as embaixadas americanas na Tanzânia e no Quênia, que causaram 224 mortos.

Os Estados bombardearam entao bases de Ben Laden no Afeganistao e uma fábrica de produtos farmacêuticos no Sudao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;