Política Titulo Eleição 2024
Dib crava apoio para Luiz Fernando: ‘O único nome diferente’

Ex-prefeito de São Bernardo vê Morando, Marcelo e Alex ‘uma coisa só’ e diz que petista é capaz de dar ‘choque de gestão’ que a cidade precisa

Raphael Rocha
11/10/2023 | 06:14
Compartilhar notícia
Banco de Dados/DGABC

ouça este conteúdo

Ex-prefeito de São Bernardo, William Dib confirmou apoio à pré-candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), apontando que o petista é o único diferente dos nomes que se apresentam no pleito.

Em visita ao Diário, Dib afirmou que o prefeito Orlando Morando (PSDB), o deputado federal e ex-vice-prefeito Marcelo Lima (PSB) e o deputado federal Alex Manente (Cidadania) “são uma coisa só” – e que uma vitória eleitoral de Marcelo ou Alex “seria uma extensão da gestão” de Morando, que ele classifica como “temerária do ponto de vista econômico e orçamentário”.

“O Luiz Fernando é empresário, gestor, tem bagagem na política e no meio empresarial. Portanto, o único capaz de dar o choque de gestão que a Prefeitura de São Bernardo precisa”, declarou Dib. “Orlando, Marcelo e Alex são uma coisa só”, retrucou.

Dib avaliou que há deterioração das contas públicas da cidade, que só não estão colapsadas porque Morando decidiu se desfazer de ativos municipais, com a venda de diversos imóveis que pertenciam à Prefeitura.

Nos últimos anos, Morando deu andamento à venda da sede da Secretaria de Serviços Urbanos, no bairro Rudge Ramos, do prédio da Secretaria de Educação, no bairro Nova Petrópolis, e da estrutura do Centro de Reflexão de Trânsito, ao lado do Ginásio Poliesportivo, no Jardim do Mar.

Ao mesmo tempo, Dib afirma, Morando pouco fez para impedir a fuga de grandes empresas, como a Ford, a Toyota e a Mangels, muito menos para repor essas lacunas. “Inauguração em São Bernardo é só de mercado. Não há nada estruturante, nada que possa desenvolver economicamente a cidade. Eu creio que o Luiz Fernando tem mais condições de devolver o protagonismo que São Bernardo merece.”

Dib foi prefeito de São Bernardo entre 2002 e 2008, ano em que apostou em Morando como sucessor e viu o tucano, já no meio da eleição, renegá-lo política e eleitoralmente – a vitória naquele pleito foi do hoje ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT). Em 2012, Dib apoiou a candidatura de Alex (inclusive, foi fiador do movimento de o PSDB indicar o vice do então deputado estadual).

CENÁRIO

A candidatura governista à sucessão ainda está indefinida. Marcelo conta com apoio de parte do primeiro escalão, enquanto Alex vem recebendo adesão pública de outros nomes do secretariado, como o secretário de Pessoa com Deficiência e Cidadania, Pery Cartola (PSDB), e de Assistência Social, André Sicco. Em meio a essa discussão, Marcelo enfrenta processo de cassação de mandato por infidelidade partidária no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Morando ainda não deu publicamente pistas de quando deve anunciar seu preferido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;