Social Titulo Tecnológicos
Alunos de Ribeirão Pires se classificam em festival mundial de IA

Vencedores do Festival Global de Inteligência Artificial da Intel, jovens da Etec Profª Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires receberam o prêmio na sede global da empresa, na Califórnia, Estados Unidos

Coluna Social
06/10/2023 | 16:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Jovens da ribeirão-pirense Etec Profª Maria Cristina Medeiros desembarcaram na Califórnia, Estados Unidos, para receber premiação do Festival Global de Inteligência Artificial da Intel. Os vencedores elaboraram projeto de rastreamento ocular de esclerose lateral amiotrófica e classificaram em primeiro lugar na categoria 13 a 18 anos, com mais de 50 projetos de 20 países classificados para a etapa final da competição.
“Esse reconhecimento serve de estímulo para que cada vez mais estudantes brasileiros se dediquem ao estudo da inteligência artificial e continuem produzindo soluções tecnológicas para a sociedade”, comemora o professor Anderson Vanin, orientador do projeto.

Rastreamento ocular
Elaborado pelos estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Informática para Internet, Laura Esther Correia Jeronimo, Pedro Nicolas Costa e Raíssa Bespalec Daloia, sob orientação de Anderson Vanin e Cíntia Pinho, o projeto consiste em um sistema de baixo custo voltado a auxiliar na comunicação de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Os jovens utilizaram a inteligência artificial e a visão computacional para desenvolver uma ferramenta capaz de escrever palavras somente com os movimentos oculares dos pacientes. A doença degenerativa causa paralisia muscular, inclusive na face e na boca, incapacitando a comunicação. Entre os casos mais conhecidos está o do escritor Stephen Hawking.
De acordo com os alunos, a doença atinge estágios em que a pessoa não consegue mais se mexer nem falar, o que torna difícil a comunicação com os médicos e cuidadores. “A aplicação detecta o movimento ocular, transformando piscadas em cliques e olhares em frases. A ideia é que as pessoas possam ainda escolher expressões pré-programadas, fazendo com que a inteligência artificial aprenda as preferências de cada paciente, sugerindo frases personalizadas”, explica Pedro Costa.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;